A mais importante Expointer da história

Clique para ouvir esta notícia

Estamos abrindo mais uma Expointer. A 47ª Edição da mais importante e uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do país. E isso, por si só, já é um sinônimo da pujança do nosso Agronegócio. Mas não estamos diante de apenas mais uma feira, como anualmente ocorre. Estamos prestes a abrir talvez a mais importante Expointer da história, não pelos números que possam resultar dos negócios a serem realizados durante o evento. Mas pelo simples fato de termos tornado possível a sua realização.

O Rio Grande do Sul enfrentou, ao longo de 2024, a mais dramática e devastadora catástrofe climática de sua história. Centenas de vidas foram perdidas, milhares de animais sucumbiram à força das águas e incontáveis lavouras foram varridas, comprometendo não apenas a safra, mas também o solo, contaminado que foi pela água das chuvas, além da perda de nutrientes e outros prejuízos ao seu uso pelos produtores. Seu futuro ainda é incerto.

O processo de recuperação será longo. Ainda estamos longe de uma perspectiva de solução para o setor que responde por mais de 40% do Produto Interno Bruto do Estado. As soluções anunciadas, principalmente pelo Governo Federal, são ou insuficientes ou tardias ou simplesmente inadequadas. E nem preciso me alongar aqui na abordagem do frustrado leilão para compra de arroz no exterior, que só não se confirmou devido a irregularidades praticadas no decorrer do processo.

Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo do legislativo gaúcho, saúdo o fato de mantermos de pé a feira que simboliza a força do produtor gaúcho, seja na agroindústria, seja na agricultura familiar. É mais uma demonstração de que vamos nos reerguer. Vamos sair desta mais fortes do que nunca. E vamos seguir sendo o celeiro do país, graças à competência, à garra e à determinação da nossa gente.

Luciano Silveira – Deputado Estadual MDB
Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore