A Semana de Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Canoas emancipou-se em 1939, mas só em 1958 ocorreu a 1ª Semana Canoense no mandato do prefeito Doutor Sezefredo Azambuja Vieira.
De 20 de abril a 1º de maio, inaugurou-se praças renomadas como a Emancipação, Dona Mocinha, Tiradentes e Cinquentenário La Salle, o parque recreativo infantil da Praça da Bandeira, posto policial e a galeria fotográfico dos ex prefeitos, entre outros conforme roteiro do convite.
Até 1969, a data de comemorações do município era o 15 de janeiro, dia da posse do primeiro prefeito, tratado como feriado municipal conforme legislação.
Após esta data no governo de Hugo Simões Lagranha foi instituída a Semana Canoas comemorada anualmente entre 21 a 27 de junho, conforme Lei 1244/69 de autoria do vereador Jacó Bruno Wessheimer.

Conforme essa lei nesse período são realizadas palestras sobre a história de Canoas nos estabelecimentos de ensino, comemorações cívicas, alusivas a data de 27 de junho, competições esportivas, realizações de espetáculos artísticos e exposições culturais, entre outros.
Durante essa semana, também a Câmara Municipal de Vereadores realiza uma sessão solene, alusiva ao acontecimento, para a qual deverão ser convidadas as mais altas autoridades do município.

Em 1981, no governo do prefeito Oswaldo Guindani, foi criada por decreto de lei, a medalha Pinto Bandeira, destinada a homenagear pessoas nacionais e estrangeiras merecedoras do reconhecimento do município e do seu povo.

Desde essa data, várias personalidades já foram agraciadas por esta homenagem. Conforme o decreto sua concessão é exclusiva do prefeito municipal, podendo ser sugeridas pelos secretários municipais e em qualquer momento o prefeito poderá cancelar o direito de uso da medalha concedida por quem se tenha tornado indigno, por cometer atos contra a soberania da nação, atentar contra o regime democrático, for condenado por crimes infame em grau irrecorrível e conduzir-se de forma a propiciar mau exemplo ou promover escândalo público.

Em 2023, Canoas comemora 84 de emancipação politica, e 90 anos das primeiras reuniões do Movimento Pró Melhoramento, no ano que vem 150 anos da inauguração da primeira estrada de ferro com o impulsionamento do povoamento. Datas esquecidas? Ainda estamos no Pró Melhoramento? Enfim essa semana é a semana do canto do hino canoense e do hasteamento da bandeira de Canoas na Praça Santos Dumont. Brava gente Canoense!

Uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore