Abandono de animais aumenta durante as férias de verão; saiba como denunciar

Clique para ouvir esta notícia

Abandono de animais é crime. Mesmo assim, nos meses de janeiro e fevereiro, período em que a população deixa as cidades em direção ao litoral, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) de Canoas identifica um aumento nas denúncias de abandono. A situação não se caracteriza apenas pelo abandono de animais na estrada, mas também por deixá-los sozinho em casa e sem cuidados.

Por isso, a SMBEA intensifica a campanha contra o abandono nesta época. O secretário Paulo Facio ressalta que os tutores precisam levar os animais consigo se forem viajar, ou designar um responsável pelo cuidado. Outra alternativa é deixar o animal em creches especializadas, serviço que vem crescendo na cidade. Ele destaca que os pets não podem ficar um dia inteiro sem assistência.

Cuidados no verão

Nos meses mais quentes do ano, é preciso redobrar a atenção para que os pets não fiquem desidratados. A fim de garantir o bem-estar de cães e gatos no verão, basta ter alguns cuidados:
– Disponibilizar água fresca com gelo
– Manter o pelo tosado
– Manter um espaço com sombra para o pet
– Não realizar passeios em horários de calor intenso. Além de sofrer com as altas temperaturas, o animal pode ficar com as patas feridas ao pisar no chão quente de espaços externos.

Como denunciar

Quem presenciar o abandono de animais ou verificar que sofre maus tratos, pode fazer a denúncia através de protocolo na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelo telefone 0800-5101234 ou pelo e-mail atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.
Também é possível registrar denúncia no cartório especializado em crimes contra os animais, da 4ª Delegacia de Polícia de Canoas, localizada na rua João Nicolau, nº 225, Bairro Fátima.

Uma Resposta

  1. Boa noite me separei faz 8meses e eu não pude levar a cachorrinha que era minha então ficou com meu ex
    A partir daí ele começou a maltratar a cachorrinha,ela dormia dentro de casa ele começou a deixar ela no lado de fora no pátio sem comida,sem água e no relento do sol,eu não posso ir lá buscar pois também pois alugo uma casa e aqui infelizmente não posso ter cachorro,
    E o meu ex é agressivo já judiou dela depois deu ter me separado,por favor me ajudem não quero que me identifiquei por favor
    O nome do meu ex é
    Adolfo Lopes morador da rua H 38 ao lado da casa número 22 próxima a rua dona castorin a rua H fica em t com a rua dona castorina,próximo também da rua São Nicolau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore