A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos concluiu as intervenções realizadas na rua Augusto Pestana, no bairro Fátima. Os trabalhos no local, ponto considerado crítico de descarte de lixo, foram concluídos na tarde de quarta-feira (29).
No trecho de aproximadamente 800 metros foi efetuada a remoção de 20 cargas de resíduos provenientes de descartes irregulares. Em contrapartida, para o nivelamento do passeio, foram aplicadas 38 cargas de material beneficiado na Usina de Reciclagem Jorge Lanner.
“Mesmo com os trabalhos constantes da Prefeitura, que realiza a limpeza dos focos de descarte irregular, ainda ocorre este tipo de situação. Precisamos conscientizar a população quanto à importância da destinação correta dos resíduos nos ecopontos do município”, afirma a secretária adjunta da SMSU, Cristina Butzge.
Uma cidade limpa e bem cuidada é responsabilidade de todos os seus habitantes. O descarte irregular de lixo afeta a qualidade de vida das pessoas e compromete a estética e a segurança das áreas afetadas. “Persistimos no compromisso de aprimorar nossa cidade, intensificando esforços no enfrentamento aos descartes irregulares”, destaca o diretor de Choque de Limpeza, Leonardo Avila.
Ecopontos
Lembrando que a população deve destinar seus resíduos nos ecopontos municipais. A cidade conta com cinco estruturas. Nestes locais, é possível descartar até dois metros cúbicos (2.000 litros), equivalente a cerca de uma caçamba de caminhonete ou reboque, de alguns tipos de resíduos, entre eles: caliça (resto de obra), madeira, móveis, galhos, resíduos de poda, papel, papelão, plástico, eletroeletrônicos e vidro. Não é permitido o descarte de materiais orgânicos, latas com resíduos de tinta, solventes, impermeabilizantes, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes ou LED no local.
Os ecopontos funcionam diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h, com exceção do Ecoponto Niterói, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Confira os endereços:
Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói: Rua Paulo Fonteles 1560 – bairro Niterói
Texto: Júlio Fontes
Edição: Carina Jung
Uma Resposta
Na minha opinião, os pontos de descarte naturais deveriam ser “ecopontos provisórios” e seus descartes retirados em periodo adequado. Quem coloca ali, em sua grande maioria, não possue disponibilidade financeira paea levar em alguma dos ecopontos existentes.