Em dois meses de mobilização, a Campanha do Agasalho 2023, da Prefeitura de Canoas, já alcançou a marca de 90.684 mil itens arrecadados. Inspirada pelo tema Vamos Jogar Juntos e Vencer o Frio, a ação solidária chama os canoenses para participar e ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social a enfrentar as baixas temperaturas do inverno gaúcho.
As doações totalizam, até o momento, 86.554 peças de roupas, 2.726 pares de calçados, 908 acessórios de cama e banho e 496 cobertores. A Defesa Civil recebeu também 2,9 mil quilos de alimentos.
A arrecadação acontece em 72 pontos de coleta disponíveis em diferentes locais da cidade. Espaços como as sedes da Prefeitura e subprefeituras, shoppings e redes de supermercados contam com caixas personalizadas da iniciativa. A campanha vem ganhando também doações de entidades da sociedade civil e de órgãos públicos, que promovem suas próprias mobilizações para arrecadar donativos.
A meta estipulada pelo Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), por intermédio da Defesa Civil, é superar a marca de 2021, com o volume de mais de 100 mil peças arrecadadas. Há projeção de que o objetivo seja alcançado ainda na primeira quinzena de agosto.
“Jogar junto com a Campanha do Agasalho é uma forma de vestir a camisa da solidariedade e vencer o frio que aflige diretamente a população mais vulnerável. Com certeza, todos nós temos ao menos um agasalho ou calçado que não serve mais e que pode fazer a diferença na vida do próximo”, enfatiza o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.
A campanha, que segue até 21 de setembro, conta com um verdadeiro time de peso como embaixadores: o ex-atleta de vôlei e medalhista olímpico Gustavo Endres, a skatista Maria Lúcia Campos, o atleta de basquete em cadeira de rodas Gabriel dos Reis e o nadador paralímpico Gabriel Corso. O lema da campanha enaltece a ligação que existe entre o esporte e a solidariedade.
Onde doar
A lista completa está disponível no endereço eletrônico: www.canoas.rs.gov.br/campanhadoagasalho.
Locais de retirada
Os organizadores reforçam que é imprescindível que as peças doadas estejam em bom estado. Antes de chegar ao seu destino correto, uma triagem antecede a disponibilização das peças para as pessoas vulneráveis.
A retirada de peças pode ser feita durante as ações volantes ou na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O órgão também entrega e arrecada doações aos sábados, durante o Prefeitura na Rua, sempre das 9h às 12h.
Outras doações – Lençóis, toalhas e cobertores rasgados ou sem condições de uso podem ser entregues ao MiniZoo de Canoas, situado no Parque Getúlio Vargas, ou na Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Av. Boqueirão, 1986, bairro Igara).
Arrecadação nos dois meses de campanha
Itens Junho Julho Em 2 meses
Roupas 41.763 peças 44.791 peças 86.554 peças
Calçados 1.477 pares 1.249 pares 2.726 pares
Cama e banho 821 unid. 87 unid. 908 unid.
Cobertores 367 unid. 129 unid. 496 unid.
Total 90.684 itens
Moradores do Rio Branco são atendidos na primeira ação volante de agosto
A primeira ação volante da Defesa Civil de Canoas no mês de agosto, realizada na tarde desta terça-feira (1º), entregou donativos para famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Rio Branco. Na ocasião, os agentes realizaram 28 atendimentos na avenida Irineu de Carvalho Braga esquina com a rua Boa Saúde, com a distribuição de 840 peças de roupas e 58 pares de calçados. A iniciativa social segue nesta quarta-feira (2), a partir das 14h, no bairro Mato Grande, em frente à EMEF Assis Brasil, na rua Roberto Francisco Behrens, 520.
A retirada de itens e a entrega de doações acontece também na sede da Defesa Civil (rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O órgão também entrega e arrecada doações aos sábados, durante o Prefeitura na Rua, sempre das 9h às 12h.
Próximas ações volantes
Quarta-feira (2) – Rua Roberto Francisco Behrens, 520 (em frente à EMEF Assis Brasil), no bairro Mato Grande.
Quinta-feira (3) – Praça Antônio Carlos Vianna, antiga Praça da Brigada, no bairro Guajuviras.
Sexta-feira (4) – Rua Dorival Pacheco com rua Dez, no bairro Guajuviras.
Operação Balada Segura em Canoas
A Operação Balada Segura de Canoas, realizada na noite dessa segunda-feira (31), teve a abordagem de 138 veículos. A atividade de fiscalização aconteceu na avenida Rio Grande do Sul, próximo ao número 381, no bairro Mathias Velho.
Do total de abordagens, 44 veículos foram autuados e houve o recolhimento de três CNHs por embriaguez ao volante. De quatro casos de alcoolemia, um motorista se negou a fazer o teste do bafômetro. Treze veículos que apresentavam pendências regularizaram os débitos no momento da fiscalização, não sendo necessário o recolhimento ao depósito municipal.
A Operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, a fim de preservar vidas e proporcionar mais segurança no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade e conta com a participação da Guarda Municipal de Canoas e da Brigada Militar, que garantem a segurança durante as operações.
Números da ação
– Veículos abordados: 138
– Veículos autuados: 44
– Total de autuações: 63
– Veículos recolhidos: 9
– CRLVs recolhidos: 2
– CNHs recolhidas: 3
– Alcoolemias: 4
– Veículos que realizaram pagamento de débitos no local e não foram recolhidos ao depósito: 13