Ações da Prefeitura | Recolhimento de lixo, iluminação pública e mutirões de limpeza

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Com uma semana de tempo bom, três subprefeituras concentraram atenção, principalmente, nas limpezas de bocas de lobo, conserto de erosões, reparo nas redes de drenagens e no recolhimento de lixo descartado irregularmente. Outras duas subprefeituras fizeram para do Mutirão de Limpeza.

A equipe Sudoeste atuou na limpeza de bocas de lobo. Centro também efetuou a mesma ação nas ruas Anita Garibaldi e Caramuru e o cronograma segue nas vias em direção à estação Mathias Velho. A Subprefeitura Noroeste fez o recolhimento de resíduos jogados em locais inadequados e que acaba impedindo o escoamento da água nas ruas.

Os times da Sudeste e da Nordeste estão no Mutirão de Limpeza realizado em seus quadrantes, junto com as secretarias de Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e de Obras.

Contato das subprefeituras:
Centro – Rua Euclides da Cunha, 280, Centro. Fone: (51) 3428-3327
Nordeste – Av. Boqueirão, 3154, Estância Velha. Fone: (51) 3236-3502
Noroeste – Rua Candelária, 441, Mathias Velho. Fone: (51) 3466-1660 e (51) 3477-4142
Sudeste – Rua Marechal Rondon,100, Niterói. Fone: (51) 3475-2525
Sudoeste – Rua Edgar Fritz Muller, 430, Rio Branco. Fone: (51) 3472-0454 e (51) 3472-0436

Texto: Júlio Fontes | Edição: Sibeli Fagundes

Segunda semana do Mutirão de Limpeza segue nos quadrantes Nordeste e Sudeste

Na segunda semana de atuação da super força-tarefa para eliminar de vez os entulhos e galhos deixados pelo temporal de janeiro, além de descartes irregulares de lixo, o Mutirão de Limpeza seguiu nas ruas dos quadrantes Sudeste e Nordeste, nesta terça-feira (5). O cronograma de trabalho foi definido pelo prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, com as secretarias de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além das subprefeituras.

“O pedido do prefeito Nedy, foi claro, para que tenhamos lixo zero nas ruas. Contamos com a colaboração do contribuinte, evitando jogar detritos, galhos e entulhos nas ruas, pois fica bonito para todo mundo, para o morador e para a cidade”, salienta o subprefeito Sudeste, Daniel Sawiak.

“Eu acho isso aí uma maravilha, porque pelo menos assim mantém a cidade limpa. A pena é que o povo não ajuda, porque ali, na esquina com a rua Tamoio é uma vergonha o que esse pessoal larga de coisa. Não só ali, mas em todo lugar”, relata o morador da rua Prudente de Moraes, Renato Silva. Residente na rua Vera Cruz, Sadi Bottega completa: “Interessante esta ação, muito boa! Porque com este problema do temporal atrasou tudo. Espero que volte a ser como antes, que para mim estava ótimo”. Lucilda Pires, que mora na Prudente de Moraes, também ressalta o mutirão. “Se faz necessário esta ação, pois a Prefeitura tira o lixo e as pessoas colocam de novo. Então precisa uma ação maior mesmo, para limpar tudo de uma vez só.”

Descartar lixo de forma irregular é crime!
A Prefeitura ressalta: além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é ilegal. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 746,86, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal 4.980 de 2005.

Denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510-1234 ou da Guarda Municipal, pelo número 153. Os moradores também podem enviar fotos da placa de qualquer veículo que estiver descartando lixo em áreas de terrenos baldios, calçadas e vias públicas. Basta mandar as imagens para o e-mail: atendimento.smsu@canoas.rs.gov.br, informando também o local, a data e a hora da ocorrência.

Texto: Júlio Fontes | Edição: Sibeli Fagundes

Atendimentos para serviços na iluminação pública são resolvidos em até 48 horas

Luminária acesa durante o dia, apagada durante a noite ou que pisca constantemente, assim como pontos apagados em sequência são algumas das situações que podem ser notificadas pelos cidadãos do município à IP Canoas, vencedora da licitação de Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública. Conforme o contrato, a empresa tem até 48 horas para resolver o problema.

Esse prazo, de até dois dias, vale para atendimento de chamados em vias e logradouros em geral, assim como ocorrências em praças e parques. Em áreas especiais, que são locais onde há unidades públicas (hospital, unidades de saúde, escolas, etc) com funcionamento no período noturno, esse limite cai para 24 horas. Já para uma situação emergencial, como suporte de luminária com perigo de queda, o tempo para resolução é de até 6 horas.

Chamados podem ser feitos de forma remota pelo site, aplicativo ou telefone. Saiba como fazer os pedidos AQUI.

Texto: Nathália Ely | Edição: Sibeli Fagundes

 

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