Ações do executivo municipal na cidade

Clique para ouvir esta notícia

Eclima alerta para semana com instabilidade e risco de temporais

Áreas de instabilidade avançam sobre Canoas e causam temporais e vendavais nesta semana, inclusive com a incidência de raios e granizo. O Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil) alerta que os cenários mais adversos na cidade estão previstos para ocorrer entre terça (22) e quarta-feira (23). Nesses dois dias, além de chuvas de curta duração, rajadas de vento e tempestades com raios e granizo aparecem nos prognósticos.

Os volumes de chuva serão mais expressivos na quarta-feira, com pancadas de fortes a torrenciais a qualquer hora do dia. Os acumulados podem chegar até 70 mm. Conforme o Eclima, a queda mais representativa na temperatura ocorre na sexta-feira (25), que será de ar seco e frio, com mínima prevista de 6º C pela manhã.

Confira a previsão para a semana em Canoas:

Terça-feira (22) – Sol e muito abafamento pela manhã. Ao longo do dia, a tendência é de chuva com chance de tempestades e vendavais, com incidência de raios e granizo. Mínima de 13ºC e a máxima chega aos 30ºC.

Quarta-feira (23) – Tempo instável com muitas nuvens e chuva forte a torrencial a qualquer hora do dia. Novo risco de vento, raios e granizo. Mínima de 16ºC e máxima de 19ºC.

Quinta-feira (24) – Dia começa com chuva. Sol aparece entre nuvens, com a perspectiva de abertura no tempo. A temperatura apresenta queda: mínima de 11ºC e máxima de 18ºC.

Sexta-feira (25) – Dia de sol com predomínio de massa de ar seco e frio. Manhã com temperaturas baixas. Mínima de 6ºC e máxima de 17ºC.

 

Ações volantes da Defesa Civil acontecem nos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima e Guajuviras nesta semana

A Defesa Civil de Canoas percorre os bairros Mathias Velho, Rio Branco, Fátima e Guajuviras com as ações volantes programadas para esta semana. As edições serão realizadas de terça (22) a sexta-feira (25), sempre a partir das 14h. Em caso de chuva, a atividade do dia será transferida para a semana seguinte. Em alguns locais, além de agasalhos e calçados, acontece a distribuição de alimentos, fraldas e cobertores, conforme a disponibilidade dos itens para doação.

Saldo de ações
Até o momento, em 21 ações volantes realizadas desde julho, a Defesa Civil já promoveu a entrega de 29.205 peças de roupas, 1.601 pares de calçados, 417 pacotes de fraldas, 356 cobertores, 336 cestas de alimentos, 87 travesseiros e 61 litros de leite. Foram 866 atendimentos a canoenses em situação de vulnerabilidade social.

Cronograma da semana:

Terça-feira (22) – Final da rua Martin Luther King, em frente à Casa de Bombas 6, bairro Mathias Velho

Quarta-feira (23) – Praça Cônego Lotário Steffens (Praça da Imaculada), bairro Rio Branco

Quinta-feira (24) – Ao lado da Casa de Bombas 4, na rua Irineu de Carvalho Braga, bairro Fátima

Sexta-feira (25) – Rua 12, 330, no Loteamento MQ4, bairro Guajuviras

 

Campanha do Agasalho contabiliza mais de 112 mil peças arrecadadas

A um mês do término, a Campanha do Agasalho 2023, da Prefeitura de Canoas, soma o montante de mais de 112 mil itens arrecadados. As doações, até o momento, compreendem 107.317 peças de roupas, 3.192 pares de calçados, 944 acessórios de cama e banho e 618 cobertores.

Pensada a partir do tema “Vamos Jogar Juntos e Vencer o Frio”, a edição deste ano está ainda mais próxima dos canoenses, com 72 pontos de coleta disponíveis em diferentes locais da cidade. Lugares como Prefeitura e subprefeituras, shoppings e redes de supermercados possuem caixas personalizadas onde podem ser depositadas as peças em bom estado.

Organizada pelo Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), por intermédio da Defesa Civil, a campanha superou a meta estipulada, de mais de 100 mil peças, no começo de agosto. Entidades da sociedade civil e de órgãos públicos também contribuíram a partir do repasse de donativos arrecadados por eles.

“A comunidade canoense atendeu ao chamado de juntos jogarmos para vencer o frio. A prova disso é que restando pouco mais de 30 dias para o término da campanha, a meta estipulada já tinha sido batida. Esperamos ainda, nesta reta final, contar com o apoio de toda a sociedade, pois as nossas ações permanecem durante o ano inteiro”, destaca o secretário-chefe do Eclima/Defesa Civil, Aristeu Ismailow. Uma parcela do material arrecadado vem sendo revertido em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Onde doar
A lista completa está disponível no endereço eletrônico: www.canoas.rs.gov.br/campanhadoagasalho.

Locais de retirada
A retirada de peças pode ser feita durante as ações volantes ou na sede da Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O órgão também entrega e arrecada doações aos sábados, durante o Prefeitura na Rua, sempre das 9h às 12h.

É imprescindível que as peças doadas estejam em bom estado. Antes de chegar ao seu destino correto, uma triagem antecede a disponibilização das peças para as pessoas vulneráveis.

Outras doações – Lençóis, toalhas e cobertores rasgados ou sem condições de uso podem ser entregues ao MiniZoo de Canoas, situado no Parque Getúlio Vargas, ou na Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Av. Boqueirão, 1986, bairro Igara).

 

Servidores da Controladoria-Geral do Município participam de capacitação sobre a nova Lei de Licitações em Osório

Servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM) de Canoas participaram de uma capacitação sobre a nova Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021), promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS). O evento ocorreu, na última quinta-feira (17), em Osório.

A CGM de Canoas esteve representada pelos servidores Maicon Eduardo P. Vicente, Pamella Koppe Zamberlan e Filipe Soares Flores. A qualificação, que não teve custo de inscrição para os jurisdicionados, faz parte do Programa de Orientação à Administração Pública (PROAP) do TCE-RS, em parceria com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (AMLINORTE) e o município de Osório.

“A nova Lei de Licitações e Contratos aborda os atos e diretrizes referentes à compra, contratação e licitação para os bens e serviços que sejam de interesse do Município e norteia, de maneira clara, como se deve instruir os processos para estas aquisições”, explica a controladora-geral de Canoas, Clarice Lazzarin. Segundo ela, a participação de Canoas reforça o compromisso da Administração Municipal de valorizar e motivar seus servidores para que desempenhem um trabalho com cada vez mais qualidade, conhecimento e excelência.

Texto: Fábio Radke – PMC
Edição: Carina Jung – PMC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore