O empresário Adnan Zarruq está pedindo, hoje (17), sua desfiliação do partido Novo por considerar ter tido seu direito cerceado de ser pré-candidato à Prefeitura de Canoas. Ele alega que o Novo teria lhe proibido de fazer campanha e confundindo seus eleitores, por entender que até a convenção ele tem o direito de pleitear concorrer. Recebemos um material de assessoria de Adnan e reproduziremos na íntegra, vejam e tirem suas conclusões.
Adnan, “estou com tudo certo como manda a lei eleitoral, qual seria o motivo de me impedirem”?
A PEDIDO
PARTIDO NOVO IMPEDE FILIADO DE FAZER CAMPANHA COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO
Por ordem do Diretório Estadual do Novo, Adnan Zarruq está proibido de falar como pré-candidato
ENTENDA O CASO
No último dia 5, em evento festivo no CTG Rancho Crioulo, com as presenças dos Deputados Marcel Van Hattem e Felipe Camozzato, o diretório municipal do Novo lançou seus pré-candidatos a prefeito e vereadores para disputarem as eleições de outubro. O Novo passou a exibir em suas redes sociais um único pré-candidato a prefeito, porém, o fato que está causando dúvidas aos eleitores canoenses é o boicote imposto a Adnan Zarruq.
Adnan se inscreveu como pré-candidato a prefeito seguindo as determinações da Lei Eleitoral e as regras da Constituição Federal, sendo assim, plenamente elegível nos termos da cartilha do TSE. Por sua vez, o Partido Novo impôs que Adnan passasse por uma entrevista para somente assim ser considerado pré-candidato. Dessa forma, ele respondeu a questionamentos sobre sua família e profissão, o fato de ser de origem Palestina e trabalhar como empresário em Canoas há mais de 40 anos.
O resultado da entrevista afirmou que Adnan não havia sido aprovado, e assim, não poderia seguir na jornada 2024, porém, a nota emitida não explicava os motivos da reprovação:
“Após criteriosa avaliação realizada por nossa equipe técnica e nossos dirigentes partidários, gostaríamos de informar que, infelizmente, a decisão foi pela sua não aprovação neste processo seletivo”. (Trecho da nota do Novo)
Não conformado pela falta de explicações do documento, Adnan procurou o presidente do Novo em Canoas para exigir respostas claras que explicassem quais os motivos que o impediam de concorrer a prefeito. O presidente do Novo Francisco Rypl, afirmou não ter conhecimento de como funcionava o processo de seleção do partido.
Inconformado, Adnan notificou extrajudicialmente o diretório do partido, exigindo o cumprimento da Lei Eleitoral e da Constituição para permitir sua participação democrática na Convenção. Em resposta, o presidente estadual Marcelo Slaviero recuou, dessa vez, autorizando que Adnan se inscrevesse como pré-candidato, mas boicotando seu direito de ostentar tal título, sendo proibido de realizar qualquer tipo de manifestação até a data da convenção:
(…) “o fato de poder levar seu nome à convenção, não o dá direito de ostentar o título de “pré-candidato a prefeito pelo Partido NOVO na cidade de Canoas”.
Novo no Calçadão de Canoas
O impedimento surpreendeu o empresário, pois no dia 24/05, Adnan foi recebido pelo presidente do Novo de Canoas acompanhado dos articuladores Júlio Lamb e Gilberto Manfroi, cuja principal pergunta foi, se Adnan continuaria como pré-candidato mesmo depois da enchente. Em resposta, Adnan afirmou:
“Agora, mais ainda, pois Canoas precisa de um administrador e não de um político profissional”.
Por não concordar com a ilegalidade das ações do Novo, no dia 17/07, Adnan encaminhará sua desfiliação do partido: “Minha família ajudou a criar o comércio no calçadão, trabalho desde os 13 anos, sou filho dessa cidade, um partido que não respeita Canoas não merece estar aqui”
O QUE DIZ A LEI
Segundo o artigo 14, parágrafo 3º da Constituição, para ser elegível como prefeito é preciso: a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária, a idade mínima de 21 anos para prefeito.
Já a Lei Eleitoral nº 9.096/95, prevê em seu artigo 4º:
“Art. 4º Os filiados de um partido político têm iguais direitos e deveres”.
O QUE DIZ O CÓDIGO DE CONDUTA DO PARTIDO NOVO
O partido Novo impõe como deveres dos filiados.
Art. 3. º — São deveres dos filiados do NOVO:
I — Obedecer fielmente à Constituição Federal e a legislação eleitoral”;
Por meio de sua assessoria jurídica, Adnan Zarruq tomou todas as cautelas para comunicar o Comitê Nacional do Novo, visando corrigir as ilegalidades manifestadas, porém, o partido não manifestou preocupação.
Por sua vez, Adnan está disposto a ir até onde for preciso para que isso nunca mais aconteça:
“As regras de um partido não podem ser maiores que a Constituição”, afirma o empresário.
Em recente enquete publicada pelo site noticiasdaaldeia.com.br, o nome de Adnan Zarruq aparece como um dos mais votados entre as intenções dos eleitores canoenses.
Diante da desfiliação de Adnan, entre os empresários canoenses e vários outros setores a cidade perde a chance de ter um administrador fora da corriqueira mesmice político-eleitoral.
14 Respostas
Absurdo, todos pré candidatos passam por uma jornada, treinamentos e que não foram cumpridos. Fazer uma foto com imagens não autorizadas de pessoas como sem estivessem corroborando sua postura não é ético e moral. Que decepção Adnam, se mostrando um verdadeiro “político” da velha guarda, no jogo do poder. E não o administrador que quis vender.
O sistema é podre!!Se não fizer parte está fora!
Caros Canoenses
Sou amigo pessoal do Adnan e de toda família Palestina. Amizade de sólidos alicerces por décadas e na História de Canoas, havendo meu avô ,prefeito Geraldo Gilberto Ludwig, construído na década de 70 o Calçadão da Rua Tiradentes, local onde toda família Palestina também escolheu para dedicarem-se ao crescimento de nossa cidade com várias lojas ali esta estabelecidas. Algumas lojas saudosas como a Loja Baja. Pois bem, dito isto e eu sendo filiado ao partido NOVO, e aprovado como pré-candidato à vereador, muito entristece e espanta a rigidez não democrática do partido em tolher que o Adnan possa manifestar-se como pré-candidato, pois a acredito que a convenção deveria decidir o candidato local. Afinal quem mais sabe dos índios?- São os que moram na Aldeia. E nossa Aldeia Canoense precisa de homens de luta, pois os vendilhões tomaram conta, desde 1999, da nossa cidade. Os escândalos permanentes de corrupção e desvios de dinheiro público, afastamento de prefeitos e prisões de secretários ou ex-secretários viraram lugar comum. Loteamentos dos governos municipais eleitos, loteamentos por prefeitos e vereadores que mancomunados em não bem gerir o Orçamento Municipal e reeleitos vereadores para nada fiscalizarem trás imenso prejuízo às contas públicas. E todos sabemos o prejuízo que estes tipos desqualificados para a função pública trouxeram neste ano. Mas afirmo que o Culpado é o Povo que reelege canalhas ou candidatos do Inferno, alguns mestres da Corrupção. Faço um apelo para que o Adnan nu ca desista do combate, pois ele bem sabe que o Orçamento de nossa cidade está a mais de 24 anos sem qualquer gestão e/ou fiscalização qualificada que impeça estes abutres e os vendidos de nos trazerem tantos prejuízos. Triste momento em Canoas, pois deveríamos ter união para combater as más práticas de governança. Neste momento em que não posiciona os motivos da não aceitação de um provável pré-candidato à Prefeito , eu também critico o partido e me solidarizo com o Adnan.
Disse tudo meu amigo Fernando, me solidarizo , pois conheço Adnan e com tudo isto Canoas e o partido Novo perdem muito além da população Canoense.
Também conheço o Adnan a muito tempo e conheço muito bem a boa índole dele.
Pra mim isso tem algum podre do partido.
E concordo contigo a culpa da nossa cidade está assim e toda do POVO que se vende por qualquer coisa.
Temos que esse ano tirar essa corja,pq tem muitos vereadores a anos nos mandatos e nunca fazem nada mas estranho que sempre se reelegem.
Lamentável a falta de visão e cumprimento da lei pelo partido Novo! Adnan sem dúvida um nome de peso! Um cidadão canoense de conduta ilibada e com fortes atributos e capacidades profissionais, comprometido com a cidade e sensível as necessidades de sua população! Canoas perde a possibilidade dessa também ótima opção!
Vergonhosa a conduta de um partido que ostenta a alcunha de Libertário.
Isso é a cara da velha política ! Surgiu um candidato diferente ameaçando o sistema e logo eles dão um jeito de prejudicar ou tirar o concorrente do caminho ! Canoas é reflexo do que não presta na política a muitas anos ! Falei que o único candidato em quem eu votaria seria o Adnan…bom, não é a toa que todo sistema eleitoral perdeu completamente a moral e a confiança do povo !
E não se espantem com as eleições deste ano em Canoas, de Vereadores a Prefeito, parece que os partidos e seus integrantes não tem noção do que esse enchente revelou sobre à política e os políticos da nossa cidade ! Seria interessante que uma grande mudança na política nacional começasse por aqui, até porque foram poucas as cidades que tiveram o desprazer de testemunhar a ineficiência de um governo e ver milhões muito mal investidos em seus políticos como nós tivemos aqui na nossa cidade. Nossas urnas prometem nessa eleição, se conseguimos tirar algum proveito e aprender alguma lição de toda esse tragédia, serão as urnas que irão responder…assim esperamos !
Isso é a cara da velha política ! Surgiu um candidato diferente ameaçando o sistema e logo eles dão um jeito de prejudicar ou tirar o concorrente do caminho ! Canoas é reflexo do que não presta na política a muitas anos ! Falei que o único candidato em quem eu votaria seria o Adnan…bom, não é a toa que todo sistema eleitoral perdeu completamente a moral e a confiança do povo !
E não se espantem com as eleições deste ano em Canoas, de Vereadores a Prefeito, parece que os partidos e seus integrantes não tem noção do que esse enchente revelou sobre à política e os políticos da nossa cidade ! Seria interessante que uma grande mudança na política nacional começasse por aqui, até porque foram poucas as cidades que tiveram o desprazer de testemunhar a ineficiência de um governo e ver milhões muito mal investidos em seus políticos como nós tivemos aqui na nossa cidade. Nossas urnas prometem nessa eleição, se conseguimos tirar algum proveito e aprender alguma lição de toda esse tragédia, serão as urnas que irão responder…assim esperamos !
Uma vergonha pra um partido que se diz novo ter agido forma preconceituosa e até racista se analisarmos o contexto.
Absurdo que um cidadão como qualquer outro sem sequer preparação se candidatam e não tem polêmica certamente a é uma pessoa com interesse na cidade e na população Adnan deve ser pedra no sapato de muita gente política com interesses pessoais. então mais um inelegível
Esse Brasil Querer fazer uma mudança e o mesmo que dar murro em ponta de faca.
Uma vergonha a política do Partido Novo não aceitar um candidato que é filho desta cidade, conhece todos os recantos de nossa cidade e tem uma mente boa, ágil, coerente e justa. Uma lástima nossa cidade não poder contar com um candidato com tantas atribuições perfeitas para um político que enxerga diferente as situações e sabe muito bem solucionar as demandas de nossa cidade, já tem muito experiência com adversidades aos longos dos anos de administrador, empresário e pai de família. Quando isso acontece aos nossos olhos ficamos decepcionados qual mesmo é o objetivo da política brasileira, é para o bem do povo ou para alguns escolhidos e selecionados que pensam e agem da mesma maneira para nada mudar, só muda a imagem mas o produto precário é o mesmo. A política de apadrinhamento e coronelismo ainda impera na política. Uma infelicidade e um desdém com a população que talvez nunca fique sabendo dessas artimanhas para não apresentar novas visões e novas opções de governança.
Interessante, o Partido Novo possui desde sua constituição o processo seletivo, que é sabido e assinado por todos os candidatos e filiados. Me estranha o reforço a citação a origem Palestina do Sr. Adnan, como se isso tenha sido a causa para a sua não seleção.
A forma como está sendo trazido dá a entender que o pré candidato desconhecia o processo.
Exatamente isso amigo, ele passou por etapa das de seleção, que desconhecia totalmente e acabou sendo reprovado. Faz parte, outros foram, aceitam, e tentam melhorar para a próxima. Ele não aceitou e agora faz esse vitimismo. Lamentável como não se busca saber os fatos, só a narrativa de quem patrocina a reportagem.