Mito: é muito caro ter um escritório de advocacia cuidando permanentemente dos assuntos da minha empresa.
Realidade: nunca foi tão barato ter uma advocacia preventiva, mitigando os riscos do negócio.
De cara, começo com a conclusão do meu raciocínio pois entendo importante quebrar mitos e oportunizar o conhecimento de realidades absolutamente acessíveis a todos os empreendedores. É praticamente senso comum, inadequadamente, que ter uma assessoria jurídica fixa estaria fora do alcance do micro e pequenos negócios do nosso país, pelo custo de tal investimento.
Para o empresário que já teve que responder uma reclamatória trabalhista, uma execução fiscal, uma demanda envolvendo direito do consumidor ou qualquer outro processo que poderia ser mitigado na origem, afirmo com todas as ênfases que é extremamente vantajoso a advocacia preventiva.
Qual o custo de um funcionário, por mais baixo que seja o salário dele, com todas as incidências de um contrato de trabalho regulado pela Consolidação das Leis Trabalhistas? E se eu te disser que uma equipe jurídica, disponível praticamente a qualquer momento do dia, composta por profissionais no mínimo graduados e aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, custa para o empreendedor valores muito parecidos ou até mais barato comparado com o daquele funcionário com carteira assinada? É disso que eu me refiro.
Obviamente advogados não são mágicos e não temos a palavra final dentro das empresas de nossos clientes. Somos uma atividade meio. Trabalhamos recomendando procedimentos e cautelas, que serão adotam ou não, dependendo do raciocínio de cada empresário. Mas saber quantificar os riscos é mais do que meio caminho para uma boa tomada de decisões.
Todos sabem: um processo judicial perdido pode quebrar a empresa. Então vamos evitar, vamos antecipar os possíveis problemas e buscar as soluções antes que interfiram no sucesso de cada empreendedor. Repito, o custo benefício cabe no tamanho de qualquer empresa.