A hegemonia segue em Canoas. No último sábado (13), a Associação Gaúcha de Futsal para Cegos (Agafuc) conquistou o título do Regional Sul-Sudeste pela quinta vez na história. Com o pentacampeonato, a equipe de Canoas segue sendo a única a erguer o troféu da competição.
A final foi disputada na quadra do Sesi, em Cachoeirinha. O time canoense enfrentou, pela terceira edição consecutiva, o time paranaense Projeto Maestro da Bola. Na decisão, a Agafuc venceu por 1 a 0, com gol do pivô Nonato, que finalizou a competição como artilheiro.
O jogo final reuniu sete jogadores da seleção brasileira: Luan, Nonato e Ricardinho – pela Agafuc – e Giovane, Tiago Paraná, Cássio e Jefinho pelo Maestro, além de Coki Padilla, titular da seleção argentina, que atua na Agafuc. Todos eles deverão participar dos Jogos Paralímpicos de Paris. A equipe dirigida por Rafael Astrada conquistou o título vencendo as seis partidas que disputou, marcando 13 gols e não sofrendo nenhum.
“Esse título foi muito importante, pois ganhamos em casa, junto à nossa torcida. Desde 2014, perdemos quatro competições nos pênaltis, inclusive uma na quadra do Sesi. Agora, fomos lá e saímos campeões, acabamos com a tristeza. Essa foi uma das melhores competições que a nossa equipe participou, tivemos muita garra”, enfatizou o técnico.
Sobre a competição
O Regional Sul-Sudeste foi criado em 2018. Com o troféu conquistado, a Agafuc agora soma cinco taças: 2024, 2023, 2022, 2019 e 2018. O torneio não foi disputado em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Gabriel Amaral