AIRTON SOUZA | “Canoas está sendo reconstruída com trabalho real e não com discurso vazio”

Clique para ouvir esta notícia

O Notícias da Aldeia, passados cinco meses de governo, formulou algumas questões para Airton Souza, o prefeito de Canoas. Perguntamos sobre o como a administração Airton Souza e Rodrigo Busato recebeu o caixa da Prefeitura quando assumiram em 2025 e como estão os resultados hoje.

Outras pautas polêmicas também foram colocadas, como a condição de saúde, a situação dos diques de proteção da cidade, lixo, buracos, asfalto e, principalmente, os caminhos que estão sendo tomados para uma solução no transporte coletivo. Outro assunto colocado foi a situação jurídica dos processos contra o prefeito eleito em 2024, ele respondeu todas as questões, veja o que ele disse:

Senhor Prefeito, por gentileza, faça um balanço de como a gestão anterior deixou o caixa da Prefeitura, quais os principais desafios que o senhor herdou, o que o senhor teve que mudar e quais resultados obteve nesses primeiros meses de governo?

Assumimos uma Canoas em colapso administrativo e financeiro, com contratos vencidos e ausência de licitações para serviços básicos, como a operação tapa-buracos, hidro jato e outros. O cenário era muito crítico em diversas áreas, e estamos reconstruindo tudo quase que do zero. Reestruturamos contratos, aceleramos licitações, como a do tapa-buracos que já está na rua e reorganizamos toda a gestão, inclusive com parcerias, como a firmada com a Corsan, que tem nos apoiado no serviço de hidrojato. Em 100 dias, zeramos a fila de mamografias, realizamos grandes mutirões de exames e cirurgias saúde, não paramos com as obras dos diques, entregamos moradias e iniciamos novas construções habitacionais. A resposta foi imediata, ainda temos muito que melhorar, mas a cidade já começou a sentir a diferença.

 

Quais os principais problemas na saúde que o senhor detecta atualmente e quais os principais erros do antigo Secretário que não podem ser repetidos de forma alguma pelo atual?

Durante o ano de 2024, identificamos diversos problemas na área da Saúde, especialmente o excesso de filas para exames e a gestão ineficiente dessas filas. Um exemplo grave foi a fila de mamografias, onde havia mulheres esperando há anos por atendimento.

Hoje, avançamos com mutirões em várias especialidades, como hérnia, vesícula, catarata e espirometria, fundamental no tratamento da ASMA e entre outros, além de termos ZERADO a fila da mamografia, com mais de 3 mil exames realizados. Também reforçamos estruturas importantes, como o CERTEA (Centro do Autista), com mais profissionais e ampliação dos atendimentos.

 

Como está, em percentual, o andamento de cada obra dos diques e o percentual de pagamento de cada uma, bem como eu gostaria que o senhor explicasse quais as razões que o governador alega para não liberar os recursos até agora para concretizar as obras?

As obras de reconstrução dos diques avançam em diferentes frentes, com etapas já concluídas e outras em andamento. Os recursos que estamos aportando são oriundos da própria Prefeitura e também advindos da PPP da Corsan, que destinou parte do seu recurso especificamente para essas obras.

Todos os projetos já estão prontos, o que aguardamos agora é o repasse por parte do Governo Estadual.

Já estive com o governador e fiz pessoalmente o pedido de liberação das verbas. Conforme discurso do próprio, há o compromisso de que em junho de 2025 teremos esse repasse.

SITUAÇÃO DAS OBRAS NO 100 DIAS DE GOVERNO:

Muro da Cassol:

As obras seguem em ritmo acelerado. Atualmente, está sendo feito o estaqueamento, que dará sustentação ao novo muro. Essa estrutura garantirá mais segurança aos moradores da região. A previsão de conclusão é para setembro.

Dique Mathias Velho:

Concluímos a etapa de fechamento definitivo da ruptura. Atualmente, está em andamento o projeto para recomposição da altura de todo o dique.

Dique Rio Branco:

Com a ruptura já fechada, o dique passa por um processo de elevação de sua estrutura. O projeto de recomposição de altura está em execução.

Dique Niterói:

A obra está na fase de construção do aterro, que servirá como base para a pavimentação da rua sobre o dique. Essa elevação garantirá mais segurança à população.

Dique Mato Grande:

Estão sendo realizados serviços de escavação, aplicação de manta geotêxtil e aterro com argila. A próxima etapa será o reassentamento das famílias que ocupam a área sobre o trecho da obra, no lado leste das pontes.

 

O senhor tem duas situações jurídicas que preocupam a população: a impugnação da sua chapa pelo PSD e a ação de improbidade que tramita perante o STF. Qual a situação jurídica atual dos processos, quais medidas estão sendo tomadas e quais as suas perspectivas frente a ambos os casos?

Ambos os processos estão sendo acompanhados com tranquilidade, responsabilidade jurídica e total respeito à Justiça. A população pode ter certeza de que estamos focados em governar, com o objetivo de transformar nossa cidade para melhor.

 

O senhor recebeu a cidade com muitos buracos no asfalto, diversos focos de ratos, acúmulos de lixo e com um transporte público precário. Quais medidas o senhor pretende tomar e em quanto tempo, para resolver essas situações?

Como mencionei na primeira resposta, herdamos a cidade sem contratos para serviços básicos essenciais. Estamos enfrentando essa realidade com ações firmes, como a Operação Cidade Limpa, que já recolheu toneladas de lixo em pouco tempo. Mas não basta só limpar: tivemos que conscientizar a população. Após meses reforçando a importância do descarte correto, nos ecopontos, iniciamos a aplicação de multas para quem insiste em agir de forma irresponsável.

Na mobilidade urbana, prorrogamos o passe livre, ampliamos a frota de ônibus e intensificamos a fiscalização sobre a empresa responsável pelo transporte coletivo, garantindo que ela cumpra suas obrigações com qualidade.

A licitação do Tapa-Buracos está em andamento, já que a gestão anterior deixou a cidade sem nenhum contrato para esse tipo de serviço. O mesmo ocorreu com os hidrojatos, fundamentais para a desobstrução do esgoto. Conseguimos viabilizar o hidrojato por meio de parcerias, como com a Corsan.

Canoas está sendo reconstruída com trabalho real e não com discurso vazio!!

 

Existe também a questão política, como está sua relação com o Legislativo, notamos que os projetos têm passado com tranquilidade, o senhor acha que a base do governo está forte e unida?

A relação com a nossa Câmara de Vereadores é de diálogo e respeito. Já fui vereador por 4 vezes e sei bem que, quando se governa com seriedade e compromisso, como estamos fazendo, os projetos encontram respaldo no legislativo.

 

Uma pergunta importante, a gratuidade no Transporte Coletivo e a, provável, prorrogação da concessão para a Sogal, explique para nós o porquê disso, uma das coisas é dar formas de empresa poder fazer financiamentos para compra de novos veículos e outras melhorias. Como será a fiscalização para exigir que a empresa cumpra as tarefas para o bom atendimento da população?

Estamos prorrogando o passe livre porque entendemos que ele é essencial para garantir o acesso dos canoenses, principalmente no pós-enchente, ao trabalho, à escola, e a outras necessidades básicas. Inclusive, a Prefeitura está fiscalizando rigorosamente o cumprimento das rotas e horários.

Nossa prioridade é assegurar um transporte público digno, eficiente e acessível para todos os canoenses.

 

Colaborou na entrevista: Marco Leite

Fotos: Bruna Ourique

Uma Resposta

  1. Boa tarde, em fins de abril pedi uma mamografia e para minha surpresa foi agendada no mesmo dia da consulta com o médico. Fiz a mamografia e já estou de posse do resultado. Parabéns!Entretanto já tem 7 anos que aguardo cirurgia de revisão de prótese do quadril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore