A cobertura vacinal da gripe segue abaixo do ideal em Canoas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o pedido para que a população realize a imunização. Até o momento, apenas 34 mil foram vacinadas, cerca de 27% do total de pessoas do grupo de risco. A população pode realizar a vacinação em todas as unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Durante a campanha de imunização, que vai até 31 de maio, a meta da Prefeitura é alcançar pelo menos 90% das 138.747 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros.
A enfermeira Luciane Godoi Brum, da Diretoria de Imunização da SMS, explica que a infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. “O objetivo da estratégia de imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade da população. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos”, ressaltou.
A recomendação é para que a população aproveite este período de campanha para atualização da situação vacinal também contra a Covid-19. Além da imunização, é recomendado o uso de máscaras de proteção facial para pessoas com sintomas gripais. A SMS reforça que a população deve procurar atendimento médico nas unidades de saúde para diagnóstico e tratamento.
Confira aqui o endereço das Unidades de Saúde
Conheça os grupos prioritários:
– Crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas dos seis meses aos nove anos de idade)
-Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
– Gestantes e puérperas
– Professores de todos os níveis
– Populações indígenas e quilombolas
– Idosos com 60 anos ou mais
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
– Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Documentos necessários
Documento com foto
CPF
Cartão de vacinação
Documento que comprove o grupo em que se enquadra
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung