O tempo seco com sol segue ao longo da semana e provoca o aumento das temperaturas nos próximos dias. O Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas faz um alerta sobre os riscos da exposição excessiva ao sol e os cuidados necessários para enfrentar essa onda de calor. Os dias mais críticos serão sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17).
Ainda segundo o Eclima, as máximas na cidade poderão chegar aos 40ºC. Já a temperatura na exposição direta ao sol poderá atingir marcas de 50ºC. O calor desproporcional e a permanência sob os raios solares podem afetar as condições de saúde da população. “É importante ter alguns cuidados para evitar situações de desidratação com a falta de líquido no corpo, os perigos da insolação e o agravamento do estado de saúde de enfermos. O consumo de muita água e utilização do protetor solar são indispensáveis”, afirma o secretário do Eclima, Aristeu Ismailow.
O contato com os raios solares merece uma atenção especial nos próximos dias. “Não é indicada a exposição ao sol nos horários entre 10 e 17h. As pessoas que realizam atividades físicas rotineiras devem optar por períodos sem a incidência de sol forte”, acrescenta Ismailow.
Dicas para não sofrer com o calor
Use protetor solar (filtro solar) antes da exposição ao sol;
É indicada a reposição do produto no corpo a cada duas horas;
Fator de proteção acima de 30 é o mais recomendado para forte calor, entretanto, o tipo de pele não pode ser ignorado;
Evite a exposição direta ao sol entre 10h e 17h;
Atividades físicas somente em horários sem sol forte;
Opte por roupas claras, leves e frescas;
Uso de chapéus, bonés e óculos escuros são formas de proteção;
Faça a hidratação ainda que não tenha sede. O indicado é mais de dois litros de água por dia;
As refeições devem ser leves, com muitas frutas e verduras.
Previsão para os próximos dias:
Quinta-feira (14) – Dia com predomínio de sol, a temperatura aumenta ainda mais e intensifica o calor e a sensação de abafamento. Mínima de 21ºC e máxima de 38ºC.
Sexta-feira (15) – O sol aparece com nuvens. A atmosfera muito quente e instável provoca calor intenso e abafamento. Entre a tarde e noite, as nuvens aumentam e provocam chuva. Há possibilidade de temporal com raios, trovoadas e ventania. Mínima de 22ºC e máxima de 39ºC.
Transporte público terá 14 linhas especiais até dia 23
Horários especiais no transporte público coletivo começaram a ser disponibilizados à população canoense nesta quarta-feira (13). Serão 14 novas linhas em circulação até o dia 23 de dezembro, a fim de atender o aumento do fluxo de pessoas nos shoppings da cidade em função das compras de Natal.
As rotas previstas no cronograma da concessionária contemplam o ParkShopping e Canoas Shopping, em atendimento a uma solicitação da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidades (SMTM). “Esse acréscimo de horários busca proporcionar o aumento da oferta de linhas a fim de atender um número maior de passageiros em um período do ano muito aguardado pelo comércio. A circulação de pessoas nos estabelecimentos comerciais da cidade, em busca dos presentes das festas de final de ano, reflete também na demanda do transporte coletivo”, afirma o secretário da SMTM, Gilson Azevedo.
As novidades buscam atender também a demanda de trabalhadores dos dois shoppings, que possuem horário de funcionamento estendido nessa época. Ainda segundo o secretário da SMTM, a linha ParkShopping x Centro será a responsável por alimentar as demais que partem da área central, sempre transportando os usuários do estabelecimento para o Centro.
Novas rotas
Horário – Linha – Referência
23:10 Centro x Florianópolis > Canoas Shopping
23:10 Centro x Mathias > Canoas Shopping
23:10 Centro x Shopp x AJR x L3 > Canoas Shopping
23:10 ParkShopping x Centro > Atende todas as linhas da área central
23:25 Centro x Vila Cerne > Ambos os shoppings
23:25 Centro x Florianópolis > Ambos os shoppings
23:25 Centro x Rio Branco > Ambos os shoppings
23:25 Centro x L.5 > Ambos os shoppings
23:25 Centro x L2 x L1 > Ambos os shoppings
23:25 Centro x Interior > Ambos os shoppings
23:25 Centro x Machadinho > Ambos os shoppings
23:25 Centro x Shop.Canoas x Herc x M. Rincão > Ambos os shoppings
23:25 Centro x BR 116 x Mathias > Ambos os shoppings
23:25 Centro x Shopp x AJR x L3 > Ambos os shoppings
Curso de mediação e arbitragem com servidores municipais é concluído
O Curso de Mediação e Arbitragem, destinado a servidores municipais, teve encerramento na tarde desta terça-feira (12), em Porto Alegre. A cerimônia aconteceu na sede da Escola Superior de Direito Municipal (ESDM), responsável pela qualificação com carga horária de mais de 80 horas. A capacitação viabiliza a Câmara de Mediação de Canoas.
O procurador-geral do Município, Orlando Heemann Júnior, apontou os benefícios da qualificação dos participantes para a Administração Municipal. “O Judiciário já está bem assoberbado e devemos criar mecanismos que nos permitam realizar acordos e, ao fim e ao cabo, conseguirmos obter, por exemplo, os créditos que são muito importantes para o orçamento de um município. Adotar essas outras modalidades de composição de eventuais lidas e termos, assim, um campo maior de manobras para podermos chegar ao fim de uma composição amigável, mas, para essas mediações, é importante se ter experiência”, afirmou.
O funcionamento da estrutura canoense será no âmbito do Centro de Conciliação e Mediação de Canoas (CCMC). A finalidade é permitir que, na esfera administrativa municipal, sejam solucionados conflitos com potencial de judicialização, de forma a reduzir custos para a administração pública municipal. Além disso, a resolução de conflitos através do CCMC será mais ágil e rápida do que através de processos judiciais.
Ricardo Dornelles, professor da ESDM, com mais de 20 anos de experiência e integrante do Centro de Mediação da OAB, destaca o papel do mediador nesse processo de mediação. “É um servidor capacitado com o intuito de não ser contra o município e nem a favor, nem a favor do cidadão e nem contra o cidadão, mas um terceiro imparcial, que vai lidar com a comunicação entre todos envolvidos. Contém regras e princípios com base na lei federal 13.840″, explicou.
A professora Aline Candano Peixoto comemorou o sucesso da capacitação. “Acho que o curso conseguiu alcançar o objetivo, que é o de quebrar a cultura de litígio e ir para uma cultura de diálogo, de escuta e de consenso, tanto para procuradores como qualquer outro servidor da administração pública. E é um exercício muito importante nesse processo todo”, acrescentou.
CCMC
No Município de Canoas, o CCMC está em funcionamento desde 2020, com as câmaras de indenizações administrativas (CIAD) e conciliação de precatórios (CCP). Com a formação dos servidores nas técnicas da mediação, a Câmara de Mediação e Conciliação poderá entrar em funcionamento, permitindo que o Município desfrute dos benefícios da redução de conflitos judicializados.
Conciliação
De acordo com o procurador-adjunto de Canoas, Esteder Jacomini, a conciliação é uma política no âmbito do Poder Judiciário adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2006, com a implantação do Movimento pela Conciliação. A Resolução CNJ 125/2010 criou os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) e os Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), para fortalecer e estruturar unidades destinadas ao atendimento dos casos de conciliação.
Canoasprev volta a aderir ao Pró-gestão RPPS
Em ato na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito interino de Canoas, Cris Moraes, assinou o termo de adesão do Canoasprev à certificação Pró-Gestão RPPS (Regime Próprio de Previdência Privada), da Secretaria Nacional de Previdência Social, do Ministério da Economia. A documentação, que marca o retorno ao programa que busca a transparência e o reconhecimento das boas práticas da relação do RPPS com o segurado, foi encaminhada e apresentada pelo presidente do Canoasprev, Rodrigo Mota.
“Quando a gente assina o Pró-Gestão não faz somente um processo de qualificação interno momentâneo, mas conseguimos agir pensando no futuro dos servidores que se aposentaram e que tocaram a administração até agora. Eles são pessoas muito importantes dentro do processo administrativo”, disse Moraes.
O presidente do Canoasprev ressaltou os benefícios que essa adesão representa a todos os aposentados e pensionistas. A expectativa é que o Ministério da Previdência realize a primeira auditoria no início de 2024.
“Aderir ao Pró-Gestão significa trazer mais qualidade ao atendimento, melhorar os fluxos de trabalho, a segurança da informação e, principalmente, oferecer mais tranquilidade ao aposentado, sabendo que o seu futuro está sendo bem cuidado. Todo RPPS que se preze, que respeita o servidor, precisa ter esse selo de qualidade. Vamos buscar essa importante certificação, recolocando o Canoasprev e Canoas no lugar de destaque que merecemos”, ressaltou Mota.
Sobre o programa
O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios foi criado em 2015. O Pró-Gestão RPPS tem o objetivo de fomentar os RPPS a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, através do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, assim como garantir a transparência no relacionamento com o segurado e a sociedade.