O Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima/Defesa Civil) alerta para rajadas de ventos em Canoas, entre 70 e 90km/h, nesta quinta-feira. A força do vento aumenta no decorrer da manhã, quando as rajadas podem superar os 90 km/h em pontos isolados.
Ainda segundo a previsão, nesta quinta, os acumulados de chuva ao longo do dia serão em menor volume. Os canoenses ainda enfrentam uma intensa sensação de frio, com a queda da temperatura.
Aulas na rede municipal
De acordo com o Eclima, os ventos devem continuar fortes. Dessa forma, a Prefeitura suspendeu as aulas das escolas de ensino fundamental (EMEFs) também no período da tarde. As escolas de educação infantil permanecem abertas, ficando a critério dos pais a presença das crianças.
Comitê de Risco
O Comitê Gestor de Risco segue reunido no Centro Integrado de Comando de Canoas (CICC), na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, para avaliação e monitoramento da situação na cidade, sob a coordenação do prefeito Jairo Jorge.
De acordo com o balanço das operações na noite de quarta-feira, mesmo com a grande quantidade de chuva, em torno de 80mm, Canoas não registrou transtornos. Equipes permaneceram mobilizadas durante toda a madrugada.
A cidade registrou algumas ocorrência durante a madrugada e manhã desta quinta-feira, em decorrência dos fortes ventos. Entre elas, uma árvore de grande porte que caiu na rua Francisco Alves, no bairro Nossa Senhora das Graças. Ninguém ficou ferido. Uma equipe do Trânsito sinalizou o local e a RGE foi acionada para o desligamento da energia, a fim de possibilitar o corte e remoção. Há registros ainda de residências sem o serviço de energia elétrica.
Também fazem parte do Comitê de Risco e continuam em alerta as secretarias de Segurança Pública, Obras, Serviços Urbanos, Transportes e Mobilidade e Meio Ambiente, os escritórios Eclima e de Comunicação, além das demais corporações como Brigada Militar, Polícia Civil, SAMU, Bombeiros, Guarda Municipal e Trânsito.
Confira algumas dicas para se prevenir em situações de ventos fortes
Procurar local seguro.
Evitar ficar embaixo de árvores, redes de alta tensão e marquises.
Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.
Manter distância de 10m de fios energizados ou qualquer fio rompido.
Evite contato com árvores caídas em vias públicas; não tente retirá-las. Aguarde a equipe técnica.
Em caso de destelhamento, evite subir em telhados.
Por conta das chuvas e umidade, a Defesa Civil fornece lonas para cobrir os móveis até que a família possa se reestabelecer.
Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 ou (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Escritório de Comunicação – Ecom