Alunas da EMEF Leonel Brizola apresentam trabalho sobre diques no Mathias Velho

Clique para ouvir esta notícia

Estudantes mostraram maquete e explicaram como funciona o sistema de proteção da cidade, diante de colegas, autoridades e técnicos

O futuro da cidade também passa pelas mãos dos jovens. Na manhã desta sexta-feira (10), o dique Mathias Velho recebeu uma visita especial: estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola foram até o local onde foi feita a recuperação da ruptura provocada pela enchente de 2024 para apresentar um trabalho desenvolvido na Feira de Iniciação Científica.

As alunas Verônica Eloise Soares de Souza de Asis, Ana Clara Velozo da Silva, Ana Gabriela de Melo Peña e Lívia Borges Lemos mostraram a maquete que construíram e explicaram, de forma didática, como funcionam os diques e por que são fundamentais no sistema de proteção de Canoas. A turma de 9º ano acompanhou a apresentação, que também contou com a presença do prefeito Airton Souza, do vice-prefeito Rodrigo Busato, da secretária de Educação Beth Colombo, do secretário de Obras e Reconstrução Guido Bamberg, das vereadoras Neuza Rufatto e Larissa Rodrigues e de engenheiros da Prefeitura.

Durante a fala, Lívia destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo: “Nós consultamos 700 alunos da nossa escola e vimos que só 90 sabiam o que são os diques ou para que eles servem. Ficamos surpresas e preocupadas por ver que muita gente não sabia, mas estamos felizes porque o nosso trabalho pode ajudar e fazer a diferença.”

As palavras emocionaram as autoridades presentes. O prefeito Airton Souza reforçou que a juventude tem um papel fundamental na reconstrução da cidade: “Vocês ilustraram muito bem a importância desse trabalho. Vamos apoiar cada esforço para que Canoas saiba das coisas boas que estão por vir. Este dique ainda vai subir mais, vamos modernizar as casas de bombas e investir muito em educação, porque só assim estaremos preparados para agarrar as oportunidades.”

O vice-prefeito Rodrigo Busato também ressaltou o orgulho em relação à apresentação: “Cada um se emociona por um motivo. Eu me emociono como pai, e imagino o orgulho dos pais e responsáveis de vocês. Esse trabalho é um bem que fica também para as próximas gerações, porque leva conhecimento e desperta consciência.”

O secretário de Obras e Reconstrução, Guido Bamberg, ressaltou a importância de aproximar a comunidade das obras: “Ver os alunos interessados e explicando com tanta clareza mostra que a obra não é só engenharia, mas também cidadania e consciência coletiva.”

A secretária de Educação, Beth Colombo, destacou o protagonismo dos alunos: “É muito importante ver nossas alunas trazendo conhecimento para dentro da comunidade e mostrando, na prática, a função de estruturas que são vitais para a segurança da cidade. Esse é o tipo de aprendizado que transforma vidas.”

Já a vereadora Neuza Rufatto, que tem trajetória como professora e diretora, lembrou da alegria de ver meninas ocupando o espaço com liderança: “É uma alegria enorme ver cinco meninas liderando essa ação. Canoas é uma cidade de gente guerreira, e vocês são o futuro, fazendo história com esse trabalho.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore