Alunos da EMEF Ministro Ludwig têm atividade especial pela Consciência Negra

Clique para ouvir esta notícia

Os estudantes da EMEF Ministro Rubem Ludwig, do bairro Mathias Velho, em Canoas, tiveram um dia dedicado à Consciência Negra nesta terça-feira (26). Enquanto, na sala de aula, crianças das séries iniciais participavam de um bate-papo sobre racismo no esporte, sob a quadra coberta, trabalhos de diferentes turmas eram expostos às crianças e adolescentes. O escritor e historiador Marcelo Cortes, de Porto Alegre, conversou sobre racismo e cultura.

Autor dos livros Do morro à África, O espetáculo do circo dos horrores no Brasil e Teoria da História & Piotr Kropotkin, Cortes é doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Vocês [estudantes] precisam começar a se antenar já nessa idade, prestar atenção no que os professores dizem para ajudá-los a formar uma boa cabeça e enfrentar os preconceitos, como o racismo e as diferenças sociais”, afirmou.

Entre os organizadores do evento, a professora de Geografia Renata Ferreira da Silveira explicou que os estudantes dos diferentes anos desenvolveram atividades em sala de aula. O resultado foi exposto em classes, murais e nas colunas e rede da quadra coberta. “São trabalhos de Língua Portuguesa, Artes e Geografia, por exemplo, que destacam questões da África, apresentando uma visão positiva do continente”, acrescentou. No local, o público pôde conferir desenhos, pinturas e pesquisas.

A aluna do oitavo ano Yasmin dos Santos Silveira, 16 anos, junto com colegas, apresentou a África Central. “Falamos da cultura africana, do esporte e também da religião Umbanda, com destaque para a orixá Iemanjá”, contou. Os estudantes chegaram a simular uma agência de turismo, promovendo destinos do continente africano. A Associação da Horta Comunitária União dos Operários apoiou a ação. As esculturas de João Máximo também estavam à mostra na escola.

Escritório de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore