O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) realizou, nesta sexta-feira (16/02), mediação envolvendo trabalhadores e três empresas de ônibus que operam em Canoas. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-4, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.
As partes fecharam acordo para encaminhamento do pagamento de atrasados. As empresas Consórcio Nova Santa Rita, Vicasa e Sogal se comprometeram a informar até o dia 23 de fevereiro os valores devidos a título de parcelas decorrentes do término da relação de emprego e o FGTS em atraso, de todos os 36 trabalhadores. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários Intermunicipais, de Turismo e de Fretamento da Região Metropolitana (Sindimetropolitano) comprometeu-se a expor a proposta aos trabalhadores, tendo como objetivo a celebração de acordo extrajudicial (se o trabalhador concordar), com a quitação tão somente dos valores recebidos, a serem habilitados para pagamento nas execuções trabalhistas reunidas junto à 3ª Vara do Trabalho de Canoas.
As empresas (Consórcio, Vicasa e Sogal) comprometem-se, ainda, a fornecer, até 27 de fevereiro, as guias para o encaminhamento do seguro-desemprego e a obtenção dos valores existentes em contas vinculadas dos trabalhadores a título de FGTS. Também informarão ao sindicato a respeito de eventuais contratos de trabalho suspensos.
A Metroplan informa que realizará reunião, em sua sede, com o sindicato dos trabalhadores e a empresa Fátima, que assumirá a operação das linhas que atualmente têm essas três empresas como responsáveis.
Pelo Ministério Público do Trabalho, participou da mediação o procurador regional Marcelo Goulart.