Após mutirão de cateterismos, município terá ação para acabar com fila para espirometrias

Clique para ouvir esta notícia

A prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, dará início nesta segunda-feira (27) a um mutirão de espirometrias. Os exames, que servem para ajudar a diagnosticar e monitorar doenças pulmonares, serão oferecidos a 150 pacientes. A ação é mais uma medida tomada pela administração municipal para reduzir as filas, melhorar e qualificar o atendimento de saúde para a população.

O mutirão também faz parte do programa Abraçar a Vida da Boehringer Ingelheim e vai beneficiar 30 pacientes por dia de segunda-feira (27) até sexta-feira (31), totalizando 150 exames ao longo da semana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, há cerca de 900 pessoas na fila de espera para o procedimento e o objetivo, para além da primeira semana, é seguir com o mutirão até que todos os pacientes sejam atendidos. “Vamos iniciar essa semana com esses 150 pacientes e vamos dar seguimento até atingir os 900 pacientes que estão aguardando”, explica o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “Vamos dar sequência até finalizar essa fila.”

A espirometria é um exame que verifica a situação em que se encontram os pulmões e a sua capacidade de exercer sua função de inspiração e expiração, e serve para auxiliar no diagnóstico de patologias como enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica e asma, entre outras. A cerimônia que marcará o início do mutirão acontecerá na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro, a partir das 8 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore