Neste sábado, 27, a Divas’s Associação de Mulheres lança a primeira edição do Divas’s Na Rua. O objetivo é prestar assessoria jurídica de forma gratuita, para prestar esclarecimentos e orientações sobre todos os tipos de violência à mulher.
Segundo a vice-presidente da associação, Naligia Alves, o Divas’s Na Rua terá um formato voluntário para auxiliar e esclarecer a população. “Estamos em 2024 e infelizmente ainda precisamos falar sobre violência contra a mulher. Muitas ainda têm medo de denunciar e algumas ainda não sabem nem onde procurar atendimento”, explica Naligia.
A primeira edição do Divas’s Na Rua acontece neste sábado, a partir das 9h, na praça Lotário Steffens, bairro Rio Branco, prestando assessoria jurídica gratuita. A ação acontecerá a cada sábado em um bairro diferente. O cronograma será divulgado nas redes da Divas’s Associação de Mulheres.
Divas’s Associação de Mulheres
Criada em 2017, a Associação Divas’s foi idealizada por suas fundadoras Naligia Alves e Carlla Slongo, com objetivo de apoiar mulheres em estado de vulnerabilidade.
A entidade, desde lá, presta orientação jurídica e prepara as pessoas para o mercado de trabalho e empreendedorismo.
Em Canoas, a Divas’s é coordenada por sua vice-presidente, Naligia Alves. A Associação vem lutando para ajudar as mulheres a ter sua independência, ocupar espaços de poder e liderança, bem como oferecer qualificação e direcionamento para o mercado de trabalho.
TIPOS DE VIOLÊNCIA
Conheça os 5 tipos de violência contra a mulher previstos na Lei Maria da Penha.
FÍSICA
Bater, empurrar, beliscar, chutar, dar soco, puxar cabelo, morder, queimar.
PSICOLÓGICA
Ridicularizar, chantagear, ameaçar, humilhar, isolar e impedir contato com amigos e familiares, vigiar, controlar, impedir de trabalhar e/ou de estudar, impedir de usar telefone/redes sociais.
SEXUAL
Forçar relação sexual ou a praticar atos sexuais que não lhe agradam, forçar gravidez, forçar aborto, realizar toque e carícias sem consentimento, criticar desempenho sexual.
PATRIMONIAL
Destruir objetos pessoais ou domésticos, reter ou subtrair bens, valores, documentos, instrumentos de trabalho.
MORAL
Calúnia, difamação, injúria.