As Competições Paradesportivas Escolares Canoenses (Paraceca) 2023 tiveram, nesta terça-feira (21), as disputas na modalidade de atletismo. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), ocorreu no Estação Cidadania, elas reuniram alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular.
Com muita descontração, leveza e animação, o jovem Leonardo Silva, 9 anos, participou da competição acompanhado da sua mãe Cindila Silva. “O Leo é autista e é a primeira vez que ele está participando. Ele está indo super bem! É maravilhoso estar aqui, pois ele está super empolgado. E eu acho super importante essas competições, pois mostra que, apesar da dificuldade social, ele consegue também participar de disputas esportivas”, destacou a mãe. Morador do bairro Nossa Senhora das Graças, Leo estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Longoni.
Paraceca
A competição tem o objetivo de apresentar as modalidades paradesportivas a alunos das escolas de Canoas. “Aqui a gente consegue fazer essa integração entre os alunos do paradesporto escolar e também do Atleta Cidadão do Futuro (ACF), que vieram participar do Paraceca. É um momento de muita inclusão”, destacou o diretor de Esporte Educacional da SMEL, Sedenir Krause.
O Paraceca é organizado pela Diretoria de Esporte Educacional em conjunto com a Diretoria de Esporte de Rendimento e Paradesporto. A iniciativa visa fomentar a prática esportiva e descobrir novos talentos em diferentes esportes. A próxima modalidade a ser disputada será natação.
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung