Banco de Sangue tem alta procura em atendimento especial neste sábado

Clique para ouvir esta notícia

Doar sangue é um ato de generosidade e salva vidas. Para isso, 48 doadores compareceram ao Banco de Sangue de Canoas, no Hospital Universitário, no bairro São José. O atendimento especial ocorreu neste sábado (9), das 8h às 12h. A ação aconteceu para aumentar os estoques que estavam baixos, especialmente do tipo O negativo e plaquetas, que têm validade de cinco dias. Após o carnaval, as doações tiveram uma queda de aproximadamente 70%.

Ao todo, 50 candidatos se inscreveram para doação, com duas faltas. Ainda assim, a iniciativa foi considerada um sucesso. “Com a campanha tivemos bastante doação de sangue O negativo e um aporte nos concentrados de plaquetas. Esperamos que, durante a semana, o número volte ao nosso padrão, que é de 50 a 60 doadores por dia”, reforçou a médica hematologista e hemoterapeuta do Banco de Sangue, Eliete Rosane Martins Pereira.

Maikel e Franciele Monteiro, 39 e 40 anos, buscaram o HU nesta manhã, após o agendamento prévio. O casal faz doações regularmente desde 2022, quando foram ao local para ajudar um amigo. Eles, igualmente, apelaram à população para que se sensibilize e salve outras vidas. “Acho importante doar porque falta sangue, principalmente em datas festivas, como o Carnaval e o fim do ano. E são só cinco muitos, é muito rápido”, garantiu Franciele. Ela também parabeniza que a campanha ocorra ao sábado, quando muitas pessoas estão disponíveis para participar, já que estão de folga.

O Banco de Sangue do HU, localizado na avenida Farroupilha, 8001, faz atendimento especial um sábado por mês, para incentivar as doações. Os interessados devem agendar pelo telefone (51) 3478.8200, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora a ação mensal, as pessoas podem comparecer durante a semana no mesmo horário, sem agendamento prévio. É preciso levar um documento com foto. Uma doação pode salvar até quatro vidas.

O que é preciso para doar:

Ter entre 18 e 60 anos, caso seja a primeira vez, ou até 69 anos se já for doador. Jovens de 16 a 18 anos podem doar, desde que possuam autorização e estejam acompanhados do responsável.

Também é necessário ter 50 quilos ou mais, estar bem alimentado e não ter ingerido comidas gordurosas ou bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Assim como, é importante não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sintomas gripais.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes
Foto: Jader Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore