A Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) e a Polícia Civil resgataram, nessa quinta-feira (12), de 14 animais de raça mantidos em um canil clandestino, no bairro Niterói, em Canoas. A operação desarticulou uma estrutura ilegal que explorava os animais para fins de procriação, mantendo-os em condições inadequadas e comprometendo o seu bem-estar.
A denúncia que chegou à Polícia Civil era de que diversos cães estavam presos em gaiolas, e a venda ocorria de forma ilegal. Os investigadores acionaram a SMBEA que, rapidamente, localizou o endereço. No local, as equipes verificaram que os animais estavam em situação precária e passando por maus-tratos. Após os trâmites legais realizados pela equipe da Prefeitura, a responsável foi conduzida até a delegacia e autuada em flagrante.
Os animais resgatados foram encaminhados para avaliação veterinária e cuidados imediatos. Das 12 fêmeas apreendidas, dez estão prenhas. De acordo com as autoridades, os cães eram explorados para atender ao mercado de compra e venda de filhotes de raça, muitas vezes promovido em redes sociais e sites que mascaram as condições reais dos criadouros. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e a responsável pelo canil clandestino foi presa em flagrante e responderá criminalmente por maus-tratos.
“É fundamental que a sociedade entenda que, ao comprar um animal, mesmo de um local aparentemente confiável, ela pode estar incentivando esse tipo de prática. Por isso, reforçamos a importância da adoção responsável como a única forma ética de trazer um animal para a família”, destacou a secretária de Bem-Estar Animal de Canoas, Fabiane Tomazi Borba.
Código Municipal de Proteção Animal como ferramenta
A operação foi mais uma das ações fortalecidas pelo novo Código Municipal de Proteção Animal de Canoas. A legislação inovadora, sancionada em 2024, regulamenta a posse responsável, combate os maus-tratos e incentiva a adoção, além de implementar programas como o credenciamento de protetores e o registro de identificação dos animais do município (RIACC).
Os interessados em adotar podem procurar a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (Avenida Boqueirão, 1985, bairro Igara) ou acompanhar os eventos de adoção realizados regularmente na cidade.
As denúncias de maus-tratos devem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelo e-mail atendimento.cidadao@canoas.rs.gov.br.