Desde a segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) está intensificando a marcação das cirurgias não-eletivas que ficaram represadas nos últimos três meses em Canoas. Procedimentos cirúrgicos de mastectomia (remoção de glândulas mamárias), ortopedia, nodulectomia (remoção de tumores malignos e benignos), hérnias, entre outras, serão realizados nos próximos 30 dias.
De acordo com a secretária da SMBEA, Fabiane Tomazi Borba, 93 procedimentos ficaram pendentes nos últimos meses. “É um cenário preocupante, pois estamos com uma alta demanda de cirurgias não-eletivas, em sua maioria são mastectomias. Neste momento, estamos entrando em contato com as pessoas para fazer a triagem e agendamento do procedimento. Nosso objetivo é colocar em dia as demandas nos próximos 30 dias”, salientou.
Além da realização das cirurgias, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal realiza programas de controle populacional, oferecendo castração gratuita para animais de rua. O local também oferece consultas e esterilizações para animais com tutores que possuam Cadastro Único (CadÚnico) atualizado e renda de até três salários mínimos.