No último sábado (13), a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) promoveu um mutirão de castração de felinos. A ação teve como objetivo proporcionar saúde pública para os animais e a população em geral. A castração é fundamental como uma medida para reduzir o número de ninhadas indesejadas, além de evitar a proliferação de doenças.
“Através do mutirão, nós buscamos atender todos os pedidos que temos de castração. Essa demanda é alta, então estamos focando nas colônias de gatos, que são resultado da falta de controle populacional dos felinos. A castração é importante não só para o controle populacional, mas também para evitar doenças”, salienta a secretária adjunta da SMBEA, Telma Moraes.
Na ocasião, foram castrados 53 felinos, sendo 33 fêmeas e 20 machos. A SMBEA pretende fazer outros mutirões, também para atender os cães, nos próximos meses. Além disso, a Secretaria está intensificando a marcação das cirurgias não-eletivas que ficaram represadas nos últimos três meses em Canoas.
Texto: Daniele Brito
Edição: Gabriel Amaral