A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que os beneficiários do programa Bolsa Família devem comparecer às unidades básicas de saúde (UBSs) até o dia 28 de dezembro. Os responsáveis precisam levar as crianças para acompanhamento do peso e da situação vacinal. Já as gestantes são convocadas para colocar em dia o pré-natal.
“A pesagem obrigatória no posto de saúde, realizada duas vezes ao ano, tem como foco o acompanhamento nutricional de crianças, gestantes e mulheres em idade fértil. A carteira vacinal também é verificada. Se a pesagem não for realizada, o benefício poderá ser bloqueado”, explica a diretora de Proteção Básica da SMAS, Thais Vieira.
Cerca de 52 mil pessoas estão no perfil de acompanhamento em Canoas, segundo dados da SMAS. Vale ressaltar que o objetivo das condicionalidades do Bolsa Família é assegurar o acesso dos beneficiários às políticas sociais básicas de saúde, educação e assistência social e, dessa forma, promover a melhoria da situação de vida dessas pessoas. O não cumprimento pode levar à suspensão do benefício.
Quem deve ser pesado:
Crianças menores de 7 anos
Gestantes
Mulheres em idade fértil de 14 a 44 anos
Documentos necessários:
RG
Carteira de vacinação (em caso de crianças menores de 7 anos)
Carteira do pré-natal (em caso de gestantes)
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC