Recebemos nota da Associação Saúde em Movimento — ASM, gestora do Hospital Universitário de Canoas, informando que foi retomada integralmente a atividade na UTI Pediátrica do HU Canoas na manhã desta sexta-feira, 26, com equipes e escalas completas.
Esta ação atende à Notificação 212/2025, da Prefeitura de Canoas, que estabelecia prazo de até esta sexta para reabertura dos leitos intensivos pediátricos. A reabertura já foi comunicada oficialmente à Prefeitura e ao Governo do Estado, que também demanda internações.
Ao todo, o HU Canoas dispõe de 30 leitos de UTI pediátrico e neo-natal, além de 10 leitos neo-natais intermediários. Da acordo com a diretoria, “o propósito como instituição de Saúde é o de oferecer atendimento digno, de qualidade bem-estar e esperança a cada pessoa que cruza nossa porta, humanizando a assistência e construindo uma comunidade mais saudável e resiliente”.
Uma Resposta
A UTI Neonatal não fechou em nenhum momento, mas está restrita. Pacientes de outras cidades não estão sendo aceitos.
A UTI pediátrica realmente “reabriu” com médicos trazidos de São Paulo sendo pagos à vista com bons valores enquanto os médicos do HU estão com o salário atrasado (ainda não receberam a competência de AGOSTO). Na escala, a médica que veio para garantir a abertura vai ficar QUATRO DIAS direto em atendimento, depois folga e ficará OITO DIAS DIRETO trabalhando como plantonista para manter a UTI pediátrica aberta.
Independente da qualidade técnica da profissional, imagine o tipo de atendimento que será prestado por um ser humano trabalhando mais de 24h direto. Nesse caso 96h é depois 192h de trabalho ininterrupto.
Essa é a nossa saúde. Vem ser feliz em Canoas.