Todo mundo quer ser candidato, o único que não quer é o mais cortejado, todos esperam por Luiz Carlos Busato.
As reuniões não param, são vereadores pedindo mundos e fundos por apoio, a ganância é política, não se enganem. Esses encontros que antecedem as duas convenções mais esperadas (União Brasil e PSD) tem sido um escárnio, seriam os “interesssssessssss”? O Brizola era um sábio.
Aliás, a última de ontem (está no Correio do Povo), é que o PDT terá candidatura própria e será o vereador Alexandre Gonçalves. Mais um que se incorpora a lista de prováveis candidatos. São eles:
Jairo Jorge — PSD (será)
Busato — União Brasil (pode ser ou não ser)
Beth Colombo — Republicanos (será)
Márcio Freitas — PRD (pode ser ou não ser)
Airton Souza — PL (será)
Cebola — PSol (será)
Maria Eunice — PT (pode ser ou não ser)
Campiol — Novo (será)
Alexandre Gonçalves — PDT (pode ser ou não ser)
Accinelli ou Ducati — DC (podem ser ou não ser)
Desta lista devem sobrar alguns, todo o indicativo é que de que teremos cinco (5) ou seis (6) candidatos para Prefeitura de Canoas no primeiro turno do pleito.
Aos que ficarem pelo caminho restará o apoio aos prefeituráveis e enfrentar os mais de 300 candidatos ao Legislativo. Por incrível que pareça, se eleger vereador é muito mais difícil que para Prefeito da cidade. Este ano certamente teremos uma grande renovação na Câmara, algumas figurinhas carimbadas irão sucumbir.
Mas Busato não quer ser, por isso é tão cortejado.
Ele se elegeu novamente a deputado federal, conhece todos os macetes da Câmara Federal, porque iria pegar um município falido e em reconstrução, o pepino é grande demais. Será uma missão totalmente tortuosa e cansativa para o ex-prefeito, caso ele venha a concorrer e for eleito. As enchentes deixaram um mar de angústias na população, o governo e os políticos caíram em descrédito em Canoas.
Por que Busato iria se arriscar?
Jairo Jorge está buscando este apoio de qualquer jeito e tem lutado por isso, Busato ouve a todos e não descarta ninguém, seu escritório político é um entra e sai, reuniões e mais reuniões. O União Brasil é o partido que poderá decidir essa eleição, por isso é tão cortejado e causa uma grande expectativa a decisão do Deputado Busato.
O PP, por exemplo, sucumbiu ao segundo plano, está à espera de Busato também. Caso ele concorra a prefeito, Jonas Dalagna seria oferecido como vice. Se Busato não concorrer, os Progressistas irão para o lado do PL, com Juares Hoy como vice de Airton de Souza. A confusão está formada, dizem que até o presidente da agremiação, Marcos Daniel, teria se insinuado para ser o companheiro de chapa de Busato.
No PT, Maria Eunice não seria do agrado de Jairo Jorge para ser sua vice, pelo menos é o que dizem, e só seria se o prefeito não se acertar com Busato. Fica uma pergunta no ar, no caso de Jairo e Busato decidirem se unir, Maria Eunice viria com candidata dos trabalhadores à Prefeitura?
O PRD de Márcio Freitas, já esteve conversando com Busato, mas parece que a parceria não evoluiu. Sobre Márcio concorrer ainda pairam certas dúvidas, mas ele está determinado e acredita muito em si, vamos ver quem será seu parceiro de chapa.
Os únicos que não dependem de decisão de Busato, são o Republicanos de Beth Colombo, o Novo de Campiol, o PSol de Cebola e o PL de Airton Souza.
Este é o cenário do dia, tudo pode mudar nas próximas horas, a política é muito dinâmica e o ser ou não de Busato é a bola da vez.
PENSAMENTO DO DIA
Ser ou não ser — eis a questão.
Será mais nobre sofrer na alma pedradas e flechadas do destino feroz ou pegar em armas contra o mar de angústias — e, combatendo-o, dar-lhe fim?
Morrer; dormir; Só isso.
2 Respostas
Suponho que Busato é pré candidato ao Senado em 2026. Será um cavalo de pau , em sua trajetória de Presidente Estadual do União Brasil e aliado do governo federal.
Busato não tem tamanho para ganhar eleição para senador. Fez uma das menores votações dentre os eleitos para deputado federal, por pouco não ficou de fora.