Busato rebate declaração de Jurandir Maciel e lembra conquistas na área da Saúde

Clique para ouvir esta notícia

Recebemos nota do Deputado Federal Luiz Carlos Busato, na qual ele rebate declarações do Secretário de Saúde Jurandir Maciel, onde ele fala que “houve uma incompetência sistemática nos governos que passaram nos últimos 12 anos”, quando se refere ao bloqueio da conta do Hospital Universitário. O Deputado refutou quaisquer dúvidas em relação a sua administração e reitera que, incompetência sistemática é o que está ocorrendo nos últimos tempos no gerenciamento do sistema de saúde de Canoas.

VEJAM A NOTA DO DEPUTADO BUSATO

Quero contestar a crítica do secretário da Saúde, Jurandir Maciel, ao afirmar em um jornal da cidade que “houve uma incompetência sistemática nos governos que passaram nos últimos 12 anos”, quando se refere ao bloqueio da conta do Hospital Universitário.

Inicialmente, deixo aqui a minha primeira impressão: Incompetência sistemática, caro secretário, é o que está ocorrendo nos últimos tempos no gerenciamento do sistema de saúde de Canoas.

Tivemos dificuldades financeiras no nosso governo? Sim, tivemos. Mas administramos as dificuldades encontradas com zelo, dedicação e eficiência durante nosso mandato. Inclusive, o atual secretário fez parte da gestão como diretor na Secretaria da Saúde.

Graças à dedicação do Dr. Francisco Figueiredo na gestão do HU, da Dra. Eleonora Gehlen Walcher no pronto-socorro, à qualificação do secretário Fernando Ritter e suas equipes e à excelência da consultoria do Grupo Hospitalar Sírio Libanês, o Hospital Universitário de Canoas e o HPSC nunca tiveram bloqueio de contas.

Não porque não houvesse dívidas, mas porque reorganizamos fluxos, e controlamos as despesas. Além disso, blindamos a conta do hospital com aval da Justiça, para nos proteger da gestão desastrosa da Gamp que recebemos de herança.

O bloqueio da conta do hospital nada mais é do que o resultado da falta de responsabilidade da gestão atual.

Durante nossa gestão, realizamos as mais significativas melhorias da história da gestão da saúde no município de Canoas. Rapidamente destaco:

– Reforma de todos os 10 andares do Hospital Universitário;

– Expansão das UTIs Pediátrica e Neonatal;

– Revitalização de UTIs Norte, Sul, pós-operatório;

– Reformamos 11 salas de cirurgia;

– Criação da Clínica da Mulher, com pronto atendimento especializado 24 horas dentro do HU;

– Criação da Clínica da Criança, com pronto atendimento especializado 24 horas dentro do HU;

– No HPSC, executamos a primeira grande reforma desde a inauguração, contemplando a ampliação e a revitalização das áreas de pronto atendimento, consultórios, administrativa, fachada, infraestrutura externa e outras dependências. O HPSC também ganhou 20 leitos clínicos e 10 leitos novos de UTI.

Desde 2017, promovemos uma reestruturação na saúde de Canoas, o que possibilitou aumentar em quase 40% a oferta de leitos permanentes. Passando de 675 leitos em 2017, sendo 95 de UTI e 580 clínicos, para 929 leitos ao final do mandato em 2020, sendo 121 de UTI e 808 clínicos.

Já na atenção básica, cito grandes reformas e ampliações em 10 unidades de saúde, transformadas em Clínicas de Saúde da Família, possibilitando a contratação de mais profissionais para atender a população, inclusive com turno estendido. São elas: Estância Velha, São Vicente, Guajuviras, Mato Grande, Santa Isabel, Mathias Velho (Caçapava), Caic, Cerne, Nova Niterói e Prata.

É imprescindível destacar a importância da expansão da cobertura dos agentes de saúde, saltando de 52 para 71 equipes, bem como a valorização salarial dos profissionais, medidas que contribuíram significativamente para o fortalecimento do sistema de saúde local.

Valorizamos o funcionalismo público como um todo, e obtivemos dedicação desses profissionais e de outras áreas.

A pandemia mostrou que, na pior crise de saúde da história da humanidade, o canoense estava bem cuidado e protegido. Canoas foi destaque nacional na criação de vagas e ações de prevenção. Foi o amadurecimento de um trabalho que fizemos, desde o primeiro dia de governo em 1º de janeiro de 2017, para recuperar a saúde de Canoas.

Saímos na frente ao construir hospitais de campanha para melhor cuidar da saúde dos canoenses. Foram estruturas anexas às UPAs Rio Branco e Boqueirão que contavam, ao todo, com 20 leitos clínicos e quatro leitos de UTI, totalmente estruturados e equipados para receber pacientes com suspeita ou confirmação do novo coronavírus. Com atendimento de 24 horas, as unidades foram pioneiras no Rio Grande do Sul ao oferecer um sistema individual de oxigênio para atender os pacientes. Em menos de seis meses, foram atendidos mais de 17 mil pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Além disso, inovamos em 2020 ao realizar a vacinação contra a gripe no domicílio dos cidadãos. Com uma estratégia arrojada, visando a proteção da vida de cada canoense, foi disponibilizado o imunizante para idosos, mães de recém-nascidos, gestantes, pessoas com deficiência e crianças de até 6 anos. O objetivo da ação foi diminuir a circulação desses públicos e evitar contaminação pelo vírus da Covid-19.

Finalmente, quero enfatizar aqui a maior conquista de todos os tempos para Canoas na área da saúde: Conseguimos a doação patrimonial do Hospital Universitário!

Além do valor financeiro do patrimônio que é incalculável, traz condições da realização de Concessão e outras modalidades que só é possível quando se é dono.

Diante disso, no nosso mandato, deixamos pronto um edital para a concessão dos hospitais, estabelecendo critérios rigorosos para participação na concorrência. No modelo proposto, a empresa teria que ter capital compatível com a operação dos hospitais, apresentar garantias reais financeiras junto às instituições bancárias e ter, de fato, ficha limpa e experiência comprovada em serviços equivalentes aos dois hospitais. Além disso, no modelo de concessão seria exigido que a nova instituição teria o compromisso de quitar todas as dívidas passadas desde o tempo da gestão do Mãe de Deus e realizar manutenção da estrutura e dos equipamentos.

Entretanto, o edital não foi aproveitado pela sucessão municipal, e não vejo nenhuma proposta qualificada ao mesmo nível pela atual gestão.

Até o presente momento se vê uma gestão da saúde canoense especializada em dar desculpas e jogar a responsabilidade para os outros.

Está na hora de dar menos discurso e ser mais resolutivo.

3 Respostas

  1. Meu Dep Busato, pessoa séria e um político comprometido com o povo. Ótima a nota posta para esclarecer com dados reais o que é de fato verdade. Todos deveriam ser assim mostrar com sabedoria o que é fazer certo, certo é certo para todos nós.parabens deputado Busato

  2. O interessante é Busato, quando era prefeito, estava no PTB, partido de Jurandir. ou seja: não são desconhecidos entre si, são companheiros (ou foram até bem pouco tempo). Ambos (Busato e Jurandir) enfrentaram Jairo Jorge nas urnas, ambos foram derrotados em duas campanhas muito agressivas por parte do prefeito afastado e logo após ambos se aliaram a Jairo Jorge logo depois de fechadas as urnas. Coisas inexplicáveis da política canoense, que definitivamente não é para amadores.

  3. O tal de busato pegou meu voto disse que abrir licitacao dos onibus de canoas tem de pedir o recall de votos pedir o mandato de volta e a prefeitura que fechou predio nao pode ser fechado e o hospital onde ele so botou dinheiro fora ja que nao havia doentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore