Busato reforça compromisso com políticas de combate à pedofilia e exploração sexual infantojuvenil

Clique para ouvir esta notícia

O deputado federal Luiz Carlos Busato (União Brasil) reafirmou seu compromisso em intensificar as políticas de combate à pedofilia, tráfico de crianças e exploração sexual infantojuvenil durante uma reunião realizada nesta semana no Palácio da Polícia, em Porto Alegre. O encontro contou com a presença do Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Fernando Sodré, do Diretor do Departamento de Proteção dos Grupos Vulneráveis (DPGV), Delegado Christian Nedel, e do Presidente da Ação Social Santa Isabel, Everton Alfonsin.

Busato colocou seu mandato à disposição para fortalecer as ações de enfrentamento dessas graves violações dos direitos das crianças e adolescentes. Busato ressaltou a necessidade de proteger e zelar pela defesa da família, que é o bem mais valioso de todos.

Segundo dados apresentados na última semana pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), 6.344 crianças e adolescentes do estado sofreram algum tipo de violência entre janeiro e setembro de 2023. Os números representam um caso de violência registrado a cada hora neste ano, sem contar uma possível subnotificação dos registros.

Conforme o levantamento do MP, a maior parte dos alvos de violência está na faixa etária entre 10 e 14 anos, com 2.666 casos; logo após, a faixa entre 15 e 18 anos é a mais visada, com 2.440 casos registrados.

Além disso, entre 2021 e 2022, foram registrados aumentos em casos de exploração sexual de menores, maus-tratos e estupro de vulnerável.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore