Uma cachorra e seus quatro filhotes foram resgatados, no final da manhã desta quarta-feira (17), pela equipe da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) e Polícia Civil. Os cães estavam no pátio de uma residência no bairro Olaria, onde viviam em condições precárias. No local, também havia foco de larvas do mosquito da dengue.
Conforme a secretária adjunta da SMBEA, Telma Moraes, esse tipo de trabalho é realizado de forma constante. “Algumas denúncias chegam na secretaria e outras diretamente para a Polícia Civil. É um trabalho realizado de forma conjunta. Nós fazemos o resgate, os animais são encaminhados para o Bem-Estar Animal, onde recebem o atendimento veterinário e ficam albergados até estarem aptos para adoção”, destaca.
Depois de vacinados e castrados, os cães estarão aptos para adoção responsável nas feiras realizadas pela SMBEA. A Prefeitura de Canoas reforça que maltratar animais é crime, conforme a Lei Federal nº 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal nº 14.064, ocorreu o aumento das penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato.
Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung