Referência na prestação de serviços públicos à população do quadrante Noroeste, o Centro de Acesso a Direitos (CAD), do bairro Mathias Velho, reabriu as portas nessa terça-feira (27). Agora novamente, o acolhimento social e psicológico, as assessorias jurídicas e financeiras e uma das unidades do Procon na cidade, voltam a ficar concentrados no imóvel localizado na rua Santa Catarina, nº 3.420. Antes disso, os atendimentos ao público da região vinham sendo realizados, de modo provisório, na unidade do Niterói e em ações itinerantes e mutirões de direitos. O expediente no CAD do Mathias Velho é de segunda a sexta-feira, das 8h 30 às 17h 30.
O prédio do Centro de Acesso recebeu mobiliário novo, reparos e pintura, após avarias ocasionadas pelas águas da enchente. “A unidade recebeu pintura e outros reparos, com um tratamento bem cuidadoso em relação ao mofo. Então foi necessário fazer esses ajustes e também uma vistoria do que estava em condições de receber os serviços e o que necessitava de melhorias mais amplas. Buscamos tornar os espaços ainda mais acolhedores para que as pessoas consigam se sentir bem confortáveis”, explica a coordenadora do CAD Mathias Velho, Giseli Patan.
“O CAD é o responsável pela ligação do trabalho da segurança pública com o eixo de proteção social. Os esforços das equipes, seja pelos atendimentos, auxílios, projetos e comitês intersetoriais, ajudam no combate da evasão escolar e do índice de violência entre jovens do município. Nosso interesse agora é instalar um posto do IGP, para confecção de Carteira de Identidade, junto ao CAD para ser o terceiro posto operando aqui em Canoas”, disse o secretário de Segurança de Canoas, delegado Guilherme Pacífico.