Cadastro de moradores afetados pelas cheias para Saque Calamidade inicia nesta terça-feira

Clique para ouvir esta notícia

A Defesa Civil inicia, na manhã desta terça-feira (20), o cadastro de moradores afetados pelas cheias de novembro do ano passado e que tenham interesse em solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As equipes começam as inscrições pela região da Praia do Paquetá e Rua da Prainha, no bairro Mato Grande, e à tarde, na Rua da Barca, no Harmonia. O prazo para demonstrar o interesse encerra na próxima segunda-feira (26). De acordo com o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa, a definição de estratégia ocorreu após reunião na tarde dessa segunda (19), com representantes da Caixa Econômica Federal.

A orientação é que os canoenses que residem nas áreas afetadas aguardem a presença das equipes. Quem perdeu o dia em que os agentes estiveram na sua respectiva região deve comparecer na sede da Defesa Civil, na rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças.

“Estaremos indo aos endereços e quem não estiver em casa será informado da nossa passagem com um material informativo que será deixado na caixa de correspondência. Após o cadastro, os dados serão enviados a Caixa e, posteriormente, será liberada a solicitação via aplicativo ou na própria agência”, explica Igor.

Os pontos mais afetados pelas cheias do ano passado no município são: ruas da Prainha, Elizabeth Finkler, Dona Maria Isabel e Antônio Florindo Nichele, no bairro Mato Grande; Rua da Barca, no Harmonia, ruas Montenegro, Mauá, Conde D’ Eu, Hermes da Fonseca e Felipe Camarão, no bairro Rio Branco; Dique do Canil e ruas Bartolomeu de Gusmão e Diretor Augusto Pestana, no Fátima; ruas General Sebastião Barreto e Gravataí, no Niterói; Rua D, no bairro Olaria; rua São Luiz, no Centro; e as ruas Berto Círio, Irmãos Risso, Onofre Pires e Vila Tabaí, às margens da BR 386.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves a partir de um desastre natural na cidade. A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, de fato reconhecido pelo governo federal.

Texto: Fábio Radke
Edição: Valéria Deluca

 

Semana terá predomínio de tempo firme em Canoas

A semana terá predomínio de tempo firme na cidade de Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), nos próximos dias, as aberturas com a presença do sol elevam a temperatura e causam inclusive sensação de calor. Somente na tarde desta segunda-feira (19) há possibilidade de chuva nos períodos de maior nebulosidade. As possíveis pancadas devem ser localizadas e passageiras no final da tarde, sem maiores riscos.

As temperaturas máximas aumentam de modo gradativo nos próximos dias da semana, com uma projeção de 30°C na tarde de terça (20), e alcançando os 35°C, na sexta-feira (23), dia de maior sensação de calor. A mínima mais baixa é de 18°C e deve ser registrada em dois dias seguidos, na terça e quarta (21).

Previsão para os próximos dias:
Terça-feira (20) – O sol aparece com nuvens ao longo do dia. A temperatura diminui na madrugada e se eleva um pouco à tarde. O vento predomina do quadrante Leste/Sudeste de fraco a ocasionalmente moderado. Mínima de 18°C e máxima de 30°C.

Quarta-feira (21) – O dia será de tempo firme com amplas aberturas de sol e maior amplitude térmica em Canoas. O vento predomina calmo do quadrante Leste/Sudeste. Mínima de 18°C e máxima de 32°C.

Quinta-feira (22) – Mais um dia de sol e sem risco para a cidade. O vento será calmo predominando do quadrante Leste/Sudeste. Faz calor à tarde. Mínima de 20°C e máxima de 33°C.

Sexta-feira (23) – O sol aparece entre nuvens e o tempo fica abafado com sensação de calor. O vento fraco do quadrante Norte/Nordeste. A temperatura segue elevada durante a tarde. Mínima de 22°C e máxima de 35°C.

 

Reestabelecida tabela normal de horários do transporte coletivo

 

Com o fim das férias escolares e a retomada das aulas em Canoas, o horário normal das linhas de ônibus foi reestabelecido pela empresa de transporte público coletivo Sogal. Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), a alteração ocorreu no início da manhã dessa segunda-feira (19). A tabela de verão estava em vigor no município desde o último dia 26 de dezembro, a partir da redução na quantidade de passageiros nos meses de janeiro e fevereiro.

Os itinerários e demais informações podem ser obtidas junto a Sogal pelo telefone (51) 3472-6233, no site (www.sogal.com.br) ou com a Diretoria Municipal de Transportes, no número (51) 3425-7643.

 

Acontece hoje a assinatura do Contrato da PPP da Iluminação Pública

O ato oficial será realizado às 14 horas na sede da IP Canoas Concessionária de Iluminação Pública, situada na rua Saldanha da Gama, 225, bairro Harmonia.

Prefeitura de Canoas, através do Prefeito em exercício de Canoas, Dr. Nedy de Vargas Marques, assina nesta terça-feira (20), o contrato de concessão administrativa para execução de obras e prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede municipal de iluminação pública de Canoas.

O ato oficial será realizado às 14 horas na sede da IP Canoas Concessionária de Iluminação Pública, situada na rua Saldanha da Gama, 225, bairro Harmonia.

O que: Assinatura de Contrato PPP da Iluminação Pública
Quando: Terça-feira (20), às 14 h
Onde: CCO – Centro de Comando Operacional da empresa IP Canoas Concessionária de Iluminação Pública, rua Saldanha da Gama, 225.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore