O prazo de cadastro de moradores afetados pelas fortes chuvas e vendaval da noite de 16 de janeiro e interessados em solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) encerra nesta sexta-feira (8), às 23h 59. O formulário está disponível aqui no site da Prefeitura. O benefício pode ser retirado pelos trabalhadores prejudicados que possuem saldo de FGTS na conta.
Para a inscrição, é necessário informar nome completo, endereço da residência atingida no temporal, bairro e um telefone de contato. De acordo com o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa, quem não tiver o comprovante de endereço em seu nome ou tiver dificuldade de anexar fotos no formulário deve comparecer, pessoalmente, na sede da Defesa Civil, na rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças.
Sobre o Saque Calamidade
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves, a partir de um desastre natural na cidade. A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo governo federal.
Ainda conforme a Caixa, o valor depende do saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses.
Modelo de etilômetro garante maior eficácia nas abordagens da Balada Segura
Os agentes de fiscalização de Trânsito de Canoas contam um modelo de etilômetro que garante mais agilidade durante a operação Balada Segura. O equipamento conhecido como bafômetro passivo funciona por aproximação e dá mais rapidez às abordagens a partir de uma triagem. Se não houver indícios de álcool nesse primeiro contato, o condutor é liberado sem necessidade de sair do carro.
“O Município conta com oito equipamentos que fazem também a medição passiva. Com eles conseguimos fazer a triagem dos veículos para a verificação se há ou não consumo de bebida alcoólica pelos motoristas. Havendo a constatação, é feita a medição ativa, em que o condutor assopra no canudo para verificar a quantidade de álcool”, explica o chefe de Unidade da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), Jean Paul Ruthes. “O grau de embriaguez vai indicar a punição”, acrescenta.
Segundo ele, a tecnologia tem garantido uma maior agilidade durante a operação. “Isso torna a fiscalização mais efetiva durante essa operação que ajuda a conter um pouco mais o número de acidentes causados pela imprudência e que acaba ceifando muitas vidas”, afirma.
Desde o início do ano, a Diretoria de Trânsito já realizou nove edições da Balada Segura, com 985 veículos abordados e um total de 224 situações de alcoolemia. Em média, Canoas tem 25 autuações de motoristas sob efeito de bebida alcoólica por operação.
Operação Balada Segura
A Operação Balada Segura consiste em uma blitz de fiscalização em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, a fim de preservar vidas e garantir mais segurança no trânsito. A ação é coordenada pela Diretoria de Trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM) e conta com a participação da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM), que garantem a segurança durante as operações.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes