Busato, “o União Brasil não tem cargos na Prefeitura”

Clique para ouvir esta notícia

Por | Marco Leite

Resolvemos fazer um novo, especial, Café com o Deputado Federal Luiz Carlos Busato. O motivo é simples: Canoas nunca antes enfrentou uma crise política de tamanha dimensão e queremos saber o que um dos grandes expoentes da cidade está pensando e, também, elucidar muitos boatos. Após se eleger para mais um mandato na Câmara Federal, depois de ter feito um belo trabalho no Governo Estadual, onde lançou, juntamente com o Governador Eduardo Leite, o Pavimenta Rio Grande, o programa que beneficiou 409 municípios do Rio Grande do Sul, em um total de 497 no Estado.

Busato virou o Deputado dos canoenses mais uma vez e se tornou o menino dos olhos na disputa entre Jairo Jorge e o Dr. Nedy de Vargas pelo poder no Paço Municipal.  Resolvemos então, aquecer o Café com o Aldeia no Planalto Central, colocar umas questões para Busato e esclarecer a verdade dos fatos.

Primeiramente, como está seu trabalho na Câmara Federal, neste começo de mandato?

Estou muito feliz em voltar a representar Canoas e o Rio Grande do Sul na Câmara Federal. Estarei em busca de investimentos para proporcionar mais qualidade de vida à nossa população. É também uma sensação muito boa retornar e reencontrar amigos que fiz durante os meus 10 anos como deputado federal. Sempre trabalhei na construção de relações, não no rompimento. Entre os 59 deputados do União Brasil na Câmara, fui escolhido como vice-líder do partido. Estou numa agremiação maior e as realizações também devem ser maiores.

O grande número de vereadores, de diversos partidos, tem lhe procurado em busca de apoio para emendas que podem ajudar e muito Canoas. Como o senhor está vendo esse movimento?

Vejo com naturalidade e alegria. É o sentimento de união de forças por Canoas. Desde a minha eleição para o quarto mandato de deputado federal, em outubro do ano passado, os encontros com lideranças, inclusive as que não estiveram ao nosso lado na campanha de reeleição em 2020, se tornaram mais frequentes. É importante sempre lembrar que fui o candidato mais votado da cidade e o único representante eleito na última eleição estadual, portanto tenho o compromisso de trabalhar para todos os canoenses, independente de questões políticas. Com mais de 400 mil habitantes, Canoas poderia sozinha eleger mais representantes para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Isso traria ainda mais força para a cidade, pois um deputado pode trabalhar para trazer serviços e recursos através de ações, emendas parlamentares e também articular investimentos junto aos ministérios e secretarias do estado. Sou o deputado federal de todos os canoenses, isso significa inclusive de todos os vereadores.

Boatos dão conta que o União Brasil estaria se aliando ao Governo Jairo Jorge e inclusive indicando nomes, isso é verdade ou são falácias?

Na realidade, trata-se de boato. Não temos cargos na gestão eleita em 2020. Entretanto quando vejo um nome que passou pelo nosso governo assumir ou ser cotado para retornar à prefeitura, por iniciativa e méritos próprios, me sinto lisonjeado, é uma sinalização de que o nosso governo contava com ótimos quadros e que fizeram um trabalho destacado.

O ambiente político de Canoas hoje, possibilita muitas especulações, muita imaginação e aí surgem os “especialistas em política” criando versões fantasiosas. Li esses dias em um dos vários grupos que me incluem, um destes “entendidos” afirmar que indiquei mais de 40 cargos na prefeitura. Aproveito para reforçar que qualquer nome que passou pelo nosso governo e que esteja na prefeitura não tem minha indicação ou do União Brasil. Essas nomeações inclusive, fico sabendo pela imprensa. Independentemente de quem esteja na cadeira de prefeito eu torço para que faça o melhor para a população. As ações de um governo não se restringem ao período de mandato, mas impactam também o futuro da cidade. Que bom que o prefeito tem convidado bons quadros para compor o governo. Estarei também sempre disposto a ajudar minha cidade.

“Aproveito para reforçar que qualquer nome que passou pelo nosso governo e que esteja na prefeitura não tem minha indicação ou do União Brasil”.

 O que o senhor acha dessa disputa entre Jairo e Nedy, que em nada engrandece a cidade, onde insistem em ligar seu nome de um lado ou de outro?

Avalio que essa disputa é muito ruim para a cidade e procuro não me envolver e nem opinar sobre quem está certo ou errado.

Não considero nenhum deles meu adversário político. Foram sim, meus adversários na última eleição e, inclusive, podem ou não voltar a ser, mas atualmente são o prefeito e vice-prefeito de todos os canoenses e merecem o meu respeito. Assim como sou o deputado federal de todos os canoenses e tenho certeza que também me respeitam. Torço que Canoas não seja prejudicada por causa de brigas políticas.

Reforço: nem eu e nem o União Brasil fazemos parte do governo. Trabalhamos pela cidade através do meu mandato como deputado federal.

Em 2024 teremos eleições e, hoje, qual é o caminho para a construção do União Brasil para o pleito?

Assumi a presidência estadual do União Brasil no dia 10 de fevereiro de 2022. Na oportunidade, corremos contra o tempo para montar uma nominata competitiva até o dia 31 de março. Foram apenas 50 dias, e mesmo assim, saímos vitoriosos das urnas ao eleger 3 deputados estaduais e 1 deputado federal.  Passada a eleição, começamos agora trabalhar na formação dos diretórios municipais, até o momento já temos aproximadamente 150 municípios formados e esses números só vão aumentar conforme vamos avançando com a vinda de mais lideranças. Estamos trabalhando para eleger um grande número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as regiões do Rio Grande do Sul na próxima eleição.

Nossa meta é fazer do União Brasil, um dos quatro maiores partidos do estado.

Temos uma total indecisão partidária, inclusive entre vereadores. Será que União Brasil já terá vereadores eleitos migrando para o partido? Qual a projeção do partido para Câmara Municipal em 2024?

Temos uma relação muito próxima com muitos vereadores, principalmente com os do PTB, pois essa bancada é a mesma que se elegeu na última campanha, na qual fui candidato a prefeito. O partido, à nível estadual e federal encolheu muito nesta última eleição e está passando por um processo de fusão, que vai culminar com o desaparecimento da tradicional sigla PTB. Conversas com os vereadores sempre existem neste sentido. Enquanto estávamos à frente do PTB na cidade, historicamente sempre elegemos de 3 a 4 vereadores. Agora, com um partido mais forte e lançando candidatura à majoritária, a tendência é aumentar o número de vereadores eleitos.

O União Brasil terá candidato próprio em Canoas?

A recomendação do diretório nacional do União Brasil é que sejam lançadas candidaturas à majoritária nas cidades com população acima de 200 mil habitantes. Mesmo que eu tenha sido prefeito pelo PTB, hoje é o União Brasil que carrega e defende o nosso legado à frente das administrações municipais. Saímos da Prefeitura de Canoas convictos de ter feito um excelente governo com muitas realizações e entregas. No pleito de 2020 tivemos uma disputa acirrada e não saímos com sentimento de derrota, apenas não vencemos a eleição, mas fizemos quase metade dos votos, ou seja, metade da população aprovou o nosso governo.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DO QUE PENSA O DEPUTADO BUSATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore