Jairo Jorge: “a verdade é que a mentira tem perna curta, agora sabemos quem é o verdadeiro mentiroso”

Clique para ouvir esta notícia

Jairo, reassumiu o Paço Municipal após 362 dias de afastamento

Por Marco Leite | EXCLUSIVO

Ele está de volta, após ter sido eleito em 2020 para seu terceiro mandato, Jairo Jorge da Silva acabou afastado do governo por 362 dias em decorrência de suspeitas de corrupção na operação Copa Livre em março de 2022. Mas esse não é o nosso assunto, o nosso papo é sobre o retorno recente e cheio de incertezas, é sobre isso que estamos questionando o Prefeito, que ele gentilmente nos respondeu.

CONHEÇA UM POUCO DO POLÍTICO JAIRO JORGE

Jairo Jorge da Silva está no seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Canoas, tendo sido eleito em 2008, 2012 e 2020. Nascido em 9 de maio de 1963, na cidade de Canoas, o chefe do Executivo é filiado ao Partido Social Democrático – PSD.

Jornalista, Jairo Jorge é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi secretário executivo do Ministério da Educação e um dos autores do ProUni, Fundeb e Prova Brasil. Como jornalista, atuou em veículos de imprensa, como TV Educativa, TV Guaíba, Rádio Bandeirantes, Rádio da Universidade, TV Record,TV Urbana, Canal Bah! e Ulbra TV. Foi diretor de redação do jornal A Notícia de São José do Rio Preto e da Folha de Canoas. Foi fundador e primeiro presidente do Canal Comunitário de São Paulo.

Durante seus mandatos, Jairo Jorge implementou diversas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população de Canoas, especialmente nas áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. Acabou com as filas nos Postos de Saúde e construiu cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), entre as quais a primeira UPA do Idoso do país. Em seus mandatos, Canoas passou a ser reconhecida no Brasil e no Mundo, recebendo mais de 50 prêmios internacionais, nacionais e estaduais.

VAMOS AS PERGUNTAS, QUE É O QUE INTERESSA A POPULAÇÃO

Sobre seu processo, na Copa Livre, faremos uma única pergunta: Jairo fala em admiração e consideração pelo MP e a Justiça, como o senhor prevê os caminhos processuais, visto que o Senhor acredita que nada lhe desabona no inquérito?

Tenho certeza absoluta que o Ministério Público Estadual nunca agiu com pessoalidade ou com algum recorte político ou ideológico. O MP cumpriu seu papel. Reafirmo que estou e estarei à disposição do Ministério Público Federal e Estadual e do Tribunal Regional Federal 4ª Região e do Tribunal de Justiça para quaisquer esclarecimentos ou informações.

Sou inocente e vou provar na Justiça minha inocência. Estou sendo investigado há 22 meses, minha vida foi passada a limpo, mas nada foi encontrado que demostre que eu participei, apoiei ou incentivei qualquer ato ilegal ou ilícito.

Ganhando ou perdendo, em todos os momentos eu manifestei meu respeito pelas instituições e sempre afirmei, nesta longa noite feita de 362 dias, que tenho fé na Justiça Divina e esperança na Justiça dos homens.

Quem é o Jairo Jorge que retoma seu governo, um Prefeito propositivo ou vingativo?

Sempre fui um prefeito propositivo, nunca olhei para trás. Meu foco sempre foi trabalhar por Canoas. Passamos quase um ano com uma cidade parada, com redução significativa nos principais serviços públicos. É hora de escrever uma nova história para os canoenses. Nossa cidade tem pressa e merece uma gestão incansável na busca por soluções. Por isso, até 31 de dezembro de 2024, vamos trabalhar com dedicação total para colocar Canoas novamente no caminho do desenvolvimento. Vou olhar para a frente e trabalhar para encontrar soluções para Canoas.

Como ficará a relação com o vice, o senhor mesmo afirma “ter sido uma outra gestão”, agora é a sua novamente, disserte sobre isso?

Como eu disse no dia que voltei, nunca antes na história de Canoas uma gestão que sucedeu outra, fez tanto para apagar um legado deixado pelo administrador anterior. Mesmo com grupos de oposição, sempre houve o respeito e a honradez, mantendo serviços e fazendo as mudanças necessárias, o foco dos administradores sempre foi o povo canoense. Nada parecido com essa ferocidade, ódio e covardia com que fui atacado, pessoalmente, durante esses 362 dias. Esse foi o pior episódio na história política canoense. Como dizia Leonel Brizola: “a política ama a traição, mas abomina os traidores”.

“as pessoas que estiveram com o senhor durante 8, 12 ou 16 anos, e fizeram de tudo para atacar sua honra, seu legado, culminando na articulação de um pedido de impeachment”, como serão tratadas doravante?

Os ataques, as ofensas, as agressões, as palavras de baixo-calão, os destemperos, bem como a conivência com o golpe são imperdoáveis. Mantive todo esse tempo o silêncio, sem responder, sem atacar, sempre com fé e esperança em dias melhores. A vida segue e infelizmente, nesse caminho, muitos ficaram para trás por conta de suas escolhas. Não digo isso pelas pessoas que ficaram e seguiram trabalhando, pois é justamente isso que todos deveriam ter feito. Digo por aqueles que ultrapassaram as barreiras do bom senso, que conspiraram e tentaram cassar meu mandato, que nasceu do voto popular.

E as reformas promovidas pelo Sucedâneo, terão alguma validade em sua nova gestão?

Vou enviar uma nova Reforma Administrativa para a Câmara Municipal. Fica o que foi bom e que será útil para a cidade, o que não for, vamos mudar e adequar ao melhor formato. Não vamos criar cargos ou despesas novas, vamos reestruturar a Administração, extinguir algumas secretarias e criar outras estruturas para que a Prefeitura tenha eficiência, eficácia, efetividade e transparência. Foi um erro acabar com o CanoasTEC e, felizmente, a Câmara Municipal já corrigiu isso. Irei até o dia 31 de dezembro de 2024 trabalhar pela cidade. Esse é o meu foco.

Como ficará sua relação com o Legislativo canoense? Visto o grande número de apoiadores na sua reposse.

Eu sempre mantive uma boa relação com todos os parlamentares. Os vereadores e vereadoras tiveram a serenidade e a maturidade de rechaçar o pedido de impeachment, e não permitiram a realização de um golpe. Eles não aceitaram que a busca do poder a qualquer preço, existente naquele momento no Poder Executivo contaminasse o Poder Legislativo. Vou conversar com todos os parlamentares, sem distinção, sejam oposição ou governo.

E as 5 medidas citadas em seu discurso, são de grande impacto, explique um pouco de cada ação e o que elas representarão para recuperação da caótica situação de Canoas?

Canoas vive hoje a maior crise financeira da sua história. Por falta de experiência, omissão ou por irresponsabilidade, tivemos em 2022 o maior déficit desde 2001, com a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Recebo a Prefeitura em 28 de março de 2023 com mais de R$ 150 milhões de dívidas. No ano passado, nesta mesma época, depois do pagamento do IPTU,não tínhamos dívida e a Prefeitura antecipou a metade do 13º Salário, que deveria ser paga em junho.

Hoje a situação é totalmente diferente. Do ponto de vista das finanças, é o pior abril desde que assumi a Prefeitura em 2009. Nossa prioridade será colocar as contas em dia. A crise financeira gerada pela administração anterior impacta especialmente a saúde, por isso cirurgias, exames e consultas estão sendo canceladas e temos dívidas expressivas com os hospitais.

Por conta disso, estabelecemos essas 5 ações iniciais:

Primeira, estamos realizando um diagnóstico profundo e realista sobre as finanças municipais.  Hoje (17) iremos apresentar duas iniciativas: uma para reduzir despesas de forma inteligente e outra para aumentar a receita, permitindo que as pessoas coloquem em dia suas dívidas com a Prefeitura.

Segunda, estamos avaliando a situação da saúde, da assistência social, da limpeza pública, da iluminação, da pavimentação, da drenagem, do transporte, da educação, da cultura, do esporte, da habitação, do desenvolvimento, da segurança, do meio ambiente, do bem-estar animal. Já discutimos com toda a equipe as dificuldades e estamos   preparando ações emergenciais para colocar a cidade no rumo certo até julho deste ano.

Terceira, já estamos reorganizando a administração pública, corrigindo erros da última reforma, como a extinção do CanoasTEC, cujo projeto já foi aprovado. Estamos enviando hoje o Projeto de Lei da Nova Reforma Administrativa, criando algumas novas estruturas, extinguindo outras, mas sem criar cargos ou despesa novas, usaremos apenas o que já foi aprovado pela Câmara Municipal. Nosso esforço será para economizar ao máximo.

Quarta, estamos analisando todos os atos praticados no último ano pela gestão anterior, validando o que está certo, corrigindo o que está errado e apurando responsabilidades. Haviam muitas portarias, especialmente relacionadas a Secretaria de Educação, que estavam paradas deste janeiro no Gabinete do Prefeito. Estamos colocando em dia todos os documentos, pois isso prejudicou inúmeros professores e professoras.

Quinta medida, estou definindo a equipe, algumas pessoas já estão assumindo como é o caso do novo Procurador Geral do Munícipio, o Desembargador Aposentado Dr.  Orlando Heemann Júnior, que já foi Corregedor Geral do Tribunal de Justiça. Novos secretários devem assumir hoje (17) e com a aprovação da Nova Reforma Administrativa, irei apresentar a equipe definitiva que estará à frente da administração até 31 de dezembro de 2024.

O CanoasTec, foi preservado, como ficará de agora em diante?

A suspensão do CanoasTec foi um erro. A extinção do órgão nos leva na contramão do que os principais municípios do Brasil estão fazendo e representa um retrocesso à política de tecnologia pública. Não houve um estudo que comprovasse os benefícios desta medida, nem os impactos gerados em razão disso. A decisão equivocada, felizmente já corrigida pela Câmara Municipal, foi uma volta ao passado, um retrocesso de 50 anos.

Vamos recuperar o tempo perdido. O futuro da Administração Pública é tornar-se cada vez mais digital, ou seja, a tecnologia deve ser ferramenta para oferta de serviços eficazes e de alta qualidade aos cidadãos, atendendo, de fato, aos interesses públicos dos munícipes. Dito isso, não há como negar que os serviços prestados pela CanoasTec são indispensáveis e precisam ser melhorados rapidamente.

E a relação com os credores, eles são muitos, o senhor irá sentar e renegociar prazos de pagamentos? Afinal, temos serviços essenciais parando, enquanto ficamos maquiando a cidade.

Exatamente, são dezenas de fornecedores que estão sem receber desde o ano passado.  São Uma dívida de 150 milhões de reais, serviços que estão comprometidos, obras paralisadas e atraso no pagamento dos fornecedores. Vamos analisar um a um, negociar individualmente e restabelecer todos os principais serviços públicos. Vamos regularizar a situação nos próximos meses. Não há mágica, apenas trabalho. Infelizmente, a gestão anterior omitiu da cidade essa crise, gastando em festas e publicidade, como se não houvesse amanhã. Chegaram a dizer na Câmara Municipal que tudo estava em dia, que não havia essa crise quando enviaram a Reforma ao Legislativo. Aliás, quando falei da crise financeira em 28 de março, fui chamado de mentiroso. A verdade é que a mentira tem perna curta. Agora sabemos quem é o verdadeiro mentiroso.

O senhor fala em municipalizar a saúde e ela passar a ser administrada de forma pública pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas, como isso seria possível? Existem contratos recém-fechados com Organizações Sociais, isso será revisto?

Nos próximos três meses iremos focar na recuperação dos serviços da saúde. As pessoas vivem o drama e o desespero pela falta de atendimento médico, exames, procedimentos e cirurgias. Vamos buscar solução para a crise dos hospitais, especialmente o Pronto Socorro e o Hospital Universitário.

Irei procurar o Ministério Público Estadual, o Poder Judiciário e o Governo Federal para colocar um fim na era das Organizações Sociais, que trouxeram tantos problemas para Canoas e a outras cidades pelo Brasil.

Vamos apresentar três propostas para que os dois hospitais públicos sejam administrados de forma pública pela Fundação Municipal de Saúde de Canoas, ou através de uma SSA, como a Rede SARAH, ou ainda uma Concessão por um período de 25 a 30 anos, permitindo que uma instituição confiável e estável administre com eficiência e qualidade.

Vamos também procurar recuperar o Hospital Nossa Senhora das Graças, já temos novos gestores e vamos profissionalizar a administração. A recuperação do HNSG é chave para a melhoria da saúde em Canoas. Iremos criar uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, com o objetivo de acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos nossos três hospitais.

O Prefeitura na Rua é uma ferramenta que Jairo usa desde seu primeiro mandato em 2008, já são 340 edições

O senhor pretende retornar com os programas populares e de comunicação com a população, cito o Prefeitura na Rua, qual a importância disso para a população?

Já realizamos três edições do Prefeitura na Rua, Rio Branco, Niterói e Guajuviras, e tivemos quase dois mil atendimentos nestes três sábados. O Prefeito não pode ficar atrás da janela, olhando os problemas. Durante todos os meus mandatos, estive na rua, o último sábado foi a edição de número 340 e assim será até o dia 31 de dezembro de 2024.

Realizo hoje a segunda edição do Prefeitura Aberta. Na próxima quinta-feira retomo o Prefeitura na Estação e no dia 28 de abril será a vez do Prefeitura Presente, indo aos bairros para ver e resolver os problemas. O Prefeitura Itinerante deverá iniciar no dia 30 de abril, num domingo no Parque Getúlio Vargas, permitindo que a Administração vá até os cidadãos. De segunda a sexta estaremos nos Distritos Nordeste, Noroeste, Sudoeste, Sudeste e Central e nos domingos nos parques, ouvindo a comunidade e buscando sugestões.

Quais as principais ações para melhorar a cidade, que está abandonada pelo serviço público?

Para garantir o bom funcionamento da Prefeitura, vamos trabalhar buscando eficiência, eficácia e efetividade. Eficiência – fazer o certo. Eficácia – fazer o certo do jeito certo. Efetividade – fazer o certo do jeito certo para o objetivo certo. Para isso, é preciso que nossas políticas sejam construídas a partir de evidências, lastreadas em experiências de outras cidades, em pesquisas, indicadores, diagnósticos precisos da realidade. Faremos um grande esforço de benchmarketing, vamos avaliar experiências bem-sucedidas em médias e grandes cidades brasileiras para que possamos ganhar tempo. Queremos que Canoas retome o caminho da inovação e esteja à altura dos novos desafios.

Retomamos o Choque de Limpeza e combinamos com o Canoas Iluminada, limpeza e iluminação melhores. Já iniciamos esse trabalho e os primeiros resultados já estão aparecendo. Vamos também lançar nos próximos dias o Mutirão da Saúde para reduzirmos as filas e termos foco na solução dos problemas, e iremos retomar o Auxilio Emergencial Canoense, Cesta Básica Canoense, Oportunidade Canoense e Canoas Juro Zero.

Por fim, fale um pouco mais sobre sua retomada e o que a população pode esperar de Jairo Jorge?

Estamos começando um novo Governo, um novo momento. Com amor no coração, com humildade, sempre buscando aprender com nossas falhas e limites, vamos procurar fazer o melhor para os canoenses.

Muitas pessoas nas ruas me pediam para voltar o quanto antes. Atrás desse pedido, estava o desejo que a Prefeitura olhasse para quem mais precisa, dando atenção ao povo humilde, que está desempregado, que precisa de emprego ou auxílio emergencial.

Pessoas trabalhadoras que precisam da agilidade e eficiência do SUS para garantir a saúde da sua família ou que precisam de uma educação de qualidade que garanta o futuro de seus filhos. Os canoenses podem ter certeza que irei trabalhar ainda com mais dedicação. Minha jornada de trabalho nestes últimos 20 dias tem sido intensa, começando cedo e indo até tarde da noite para colocar a casa em ordem.

Como ficará sua promessa sobre a licitação do transporte coletivo da cidade?

Infelizmente perdemos um tempo precioso, pois o processo ficou parado mais de três meses.A SMTM já está repassando as informações solicitadas pela empresa para a elaboração do projeto básico e vamos acompanhar de perto para que não ocorram mais atrasos. A consultoria será executada e remunerada por etapas.

Estamos correndo contra o tempo, pois o contrato de concessão do transporte vence em 26 de dezembro de 2023. Vamos fazer a licitação e vamos buscar alternativas para prestar um serviço novo e qualificado. Temos que pensar novas alternativas. O transporte coletivo vive uma crise estrutural e é hora de novas soluções. Precisamos nos libertar desse modelo ultrapassado e do monopólio de 50 anos que presta um péssimo serviço aos canoenses.

Busato e Jairo: a aproximação de dois velhos rivais tem dominado o assunto político da cidade.

O grande assunto da cidade são os rasgados elogios seus ao Deputado Busato, será que os adversários de ontem serão os aliados de amanhã?

O Deputado Federal Luiz Carlos Busato é o representante da nossa cidade na Câmara dos Deputados em Brasília. Foi um excelente deputado federal entre 2006 até 2016. Em 2020, nos enfrentamos na disputa para prefeito. Foi uma campanha dura e ele poderia nesse momento fazer críticas. Ao contrário, durante todo o tempo do meu afastamento, Busato manteve o respeito à presunção da inocência e o respeito à soberania popular. Isso é uma postura política correta e deve ser aplaudido por isso. Sou grato e serei grato pelo seu gesto de respeito. Ele não colocou interesses pessoais ou políticos na frente da cidade. Busato teve grandeza política, diferente de outras pessoas, que estiveram comigo, e que tentaram me cassar.

É hora de pacificar a cidade e unir as forças políticas que tem como preocupação o futuro de Canoas. Estarei ao lado do deputado Luiz Carlos Busato para buscar recursos e obras para a cidade, ele é o deputado federal de todos os canoenses.

Encontro de rivais, será? Ou novos aliados?

A política é feita de gestos. Na minha posse agradeci suas atitudes e sua grandeza política. Busato retribuiu com um belíssimo gesto, trazendo recursos e toda a sua equipe política para um ato na Prefeitura. Estarei junto com todos aqueles que defendem a soberania popular, respeitam a presunção da inocência e que colocam Canoas em primeiro lugar.

Eu e o Busato nunca tivemos uma discussão ou proferimos ataques pessoais. Por isso, não tenho nenhum problema de estar ao seu lado. Já estivemos juntos e separados, já fomos aliados e adversários em várias eleições. A democracia é assim, desde que haja respeito, tolerância, diálogo e lealdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore