Caldeira Jazz realiza quinta edição com programação gratuita no Quarto Distrito de Porto Alegre

Clique para ouvir esta notícia

Evento conecta música instrumental, arte e tecnologia com três apresentações ao vivo no Instituto Caldeira

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, o Instituto Caldeira sedia a quinta edição do Caldeira Jazz, evento musical gratuito e aberto ao público – para participar, basta se inscrever no link. A programação terá início às 17h e inclui apresentações dos grupos Delicatessen, Atairú e Baile Jamaican Jazz, dos DJs Posada e Micha, além de instalações artísticas e intervenções entre o Instituto Caldeira e o DC Navegantes.

Programação

 

Palco Caldeira:

  • 18h30 – Delicatessen: O grupo formado em 2006 mescla jazz tradicional e bossa nova, com influências do formato piano-trio e foco no violão brasileiro. A banda é composta pela vocalista Rowena Jameson, Antonio Flores (violão), Mano Gomes (bateria) e Nico Bueno (baixo).

Palco DC:

  • 19h30 – Atairú: Quarteto instrumental com formação em piano, contrabaixo, trompete e bateria. O grupo propõe um repertório marcado pelo improviso e pelo diálogo coletivo, com influências da música brasileira contemporânea. A formação conta com André Mendonça, Bruno Silva, Leonardo Bittencourt e Lucas Fê.
  • 20h30 – Baile Jamaican Jazz: Projeto comandado pelo saxofonista Cleômenes Junior, que também integra os grupos Trabalhos Espaciais Manuais e Kula Jazz. A apresentação homenageia nomes da música jamaicana, como Bob Marley e Skatalites, combinando arranjos de ska, reggae e dub com elementos da música brasileira. O grupo é formado por Cleômenes Junior (sax e flauta), Gian Becker (trompete e trombone), Fernando Catatau (bateria), Ras Vicente (piano), Gabriel Gorski (guitarra) e Mateus Albornoz (baixo).

Galerias DC

  • 17h — DJ Posada: Trazendo suas raízes indígenas, colombianas e amazônicas, a artista explora melodias e ritmos que acompanham sua trajetória, culminando na linguagem da música eletrônica enquanto expressão máxima de sua criação.
  • 19h30 — DJ Micha: Um dos DJs mais respeitados do sul do Brasil e da cultura hip hop, o artista vai muito além do entretenimento, mergulhando na conexão e troca entre DJs e abrindo espaço para artistas emergentes.
  • Jazz Motion Lights – James Camargo (Modular.mdlr): Uma instalação cinética e luminosa composta por 16 esculturas autônomas, cada uma realizando movimentos próprios e emitindo luz de forma independente.
  • JAZZ: o ritmo do cérebro – 1quarto.cc: Traduzir ideias em narrativas visuais imersivas e explorar o cruzamento entre o real e o digital: essa é a essência do estúdio de arte e tecnologia que desenvolve experiências através de code art, design de interações, IA e criação sensorial.

 

Serviço – 5ª edição do Caldeira Jazz

4 de dezembro, quarta-feira

Das 17h às 22h

Instituto Caldeira – Rua Frederico Mentz, 1606

Entrada gratuita, mediante cadastro no link

O Caldeira Jazz é viabilizado por meio da Lei Rouanet, e apresentado por Agibank, com patrocínio do Banco Topázio. A realização é do Instituto Caldeira em parceria com o Ministério da Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore