A Câmara Municipal de Canoas aprovou, na sessão desta quinta-feira (26), o Projeto de Lei nº 20/2025, que autoriza o Executivo a prorrogar os contratos nº 110 e nº 112, ambos de 2008, referentes à concessão do transporte coletivo urbano no município. Com a medida, os contratos passam a ter validade até, respectivamente, 27 de outubro e 3 de novembro de 2028.
A proposta foi encaminhada pela Prefeitura com o objetivo de assegurar a continuidade do serviço público até a conclusão do processo licitatório que definirá a nova concessionária. A prorrogação, segundo o texto aprovado, será encerrada automaticamente com o início das operações da empresa vencedora da licitação, atualmente em fase interna.
Na justificativa, o Executivo apontou que a interrupção contratual ou a manutenção do atual modelo de renovações mensais ou anuais poderia comprometer não apenas a operação do sistema de transporte, mas também o planejamento da concessionária e a qualidade do serviço prestado. “A ausência de um contrato de concessão de transporte público em Canoas traria sérios prejuízos sociais e econômicos, afetando diretamente a mobilidade de milhares de cidadãos. Aumento de custo e tempo de deslocamento, congestionamento, poluição e insegurança são alguns dos impactos esperados. Do ponto de vista econômico, a falta do serviço afetaria o comércio local e criaria custos adicionais para a Prefeitura”, destacou o Executivo.
O projeto ainda reforça que a legislação municipal já previa a possibilidade de prorrogação por até 20 anos, dez iniciais mais dez adicionais, desde que observados os critérios de qualidade e interesse público. Os contratos em questão foram firmados em 2008 com validade inicial de dez anos, e já haviam passado por renovações parciais desde 2018. Além da autorização para prorrogação, o texto também prevê que a Câmara Municipal poderá acompanhar, por meio de comissão especial, tanto a execução atual dos serviços como o andamento do processo licitatório da nova concessão. Segundo o Executivo, essa medida busca garantir maior transparência e controle institucional sobre uma etapa considerada sensível para a mobilidade urbana do município.
Foto: Gian Nunes
7 Respostas
Vejamos… “Executivo apontou que a interrupção contratual ou a manutenção do atual modelo de renovações mensais ou anuais poderia comprometer não apenas a operação do sistema de transporte, mas também o planejamento da concessionária e a qualidade do serviço prestado.” Serviço? Prestado? Prestado desde 2008 desta forma, cada vez pior? -Para quem é a prestação? -Para o prefeito , vereadores e políticos asseclas e lacaios? -Pois a população está que paga a conta para a empresa privada está sofrendo com absolutamente nada de melhorias. -É o fim da várzea, como diziam antigamente. Por que não pedem para sair do serviço público se nem sequer conseguem licitar o transporte coletivo? -Quanto dinheiro rende isto sem concorrência e para quem? Alguém sabe responder? Se sim, responda abaixo.
A Total Falta de Transparência com o Aval do Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.
Afinal qual o valor mensal,anual desse Subsídio. ???
Quanto irá custar aos cofres da Prefeitura , dinheiro esse público dos impostos pagos pela População ???
Isso é jogo de interesses para eles. Não estão nem aí para população o transporte de canoas e terrível,os horários uma porcaria e a população tem que aceitar porque os políticos querem encher os bolso
valdenorcardozopereira@gmail.com
Que engenuidade, pensar que essa gente vai fazer alguma coisa em pró da população, como se diz: “São farinha do mesmo saco” , ou também “Só mudou as moscas, mas a … é a mesma”. Veja o que está acontecendo com as obras para evitar as cheias em Canoas, até agora não fizeram nada. E a população do B. Rio Branco e Mathias Velho, desesperadas.
Ruas esburacadas, transporte público uma palhaçada, saúde um caos, limpeza e conservação das praças bizarro. Cultura sem financiamento, eis o governo do PL
Hoje um ônibus quebrado na Inconfidência com Getúlio, causando engarrafamento as 7 h da manhã, agora no final do dia mais um no guincho, no Nsa Sra das Graças, sem contar suspensão quebrada e andando, sujeira e imundice interna e andando, motoristas com desvio de função, tendo que cobrar daqueles que ainda usam dinheiro em espécie….tudo isso fazendo o povo submisso à uma família mafiosa, que manda a décadas em Canoas e Cachoeirinha, que traz ônibus velhos de fora do estado, repinta e coloca como novos, premia Cachoeirinha com frota nova e repassa os usados de lá para Canoas, com um SIT Canoas ao lado, como se a cidade realmente tivesse um sistema de transporte, isso tudo com anuência de todos os prefeitos e vereadores dessa pequena aldeia, há mais de 50 anos. Sim, todos andam em.seus carrões com ar condicionado e outros tantos luxos e, quem paga seus salários, tem carrossas velhas sem manutenção e higiene. Parabéns poder público. Entra partido e sai partido e a sem-vergonhice continua. Deixa de ser otario, povo Canoense.