Câmara de Canoas presta homenagem aos 187 anos da Brigada Militar em Grande Expediente

Clique para ouvir esta notícia

Na sessão desta terça-feira (28), a Câmara de Canoas realizou um Grande Expediente a respeito dos 187 anos da Brigada Militar, destacando o trabalho dos profissionais da corporação, especialmente o efetivo do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A solenidade, requerida pelo vereador Juares Hoy (Progressistas), homenageou oficiais que compõem a história e o presente da Brigada.

Participaram da mesa de honra o 1º Tenente da Reserva João Artur Fonseca, o Sargento Olhweiler, o Capitão Gabriel Damásio, subcomandante do 15º BPM, representando o comandante, além dos 1º Tenentes Sadi Stallbaum Vargas, Danilo Luís Antunes Peres e André Rogério Vianna Smolinski e o Tenente-Coronel Clovis Ivan Alves. Familiares dos homenageados também foram citados, como Carmem Rios Vargas, esposa do Tenente Sadi, e Nelza Maria Vianna, Camila Silva e José Evair da Silva, mãe, esposa e sogro do Tenente Smolinski, respectivamente.

Falas do Grande Expediente

O vereador Juares destacou a trajetória histórica da Brigada Militar, que desde sua criação em 1837 participou de momentos marcantes do Brasil, como a Revolução Farroupilha e a Revolução de 1930, sempre zelando pela segurança pública. Ele exaltou o trabalho de homens e mulheres que enfrentam diariamente os desafios do policiamento ostensivo e lamentou a falta de reconhecimento da sociedade diante dos sacrifícios da corporação. — É a única profissão que coloca a vida em risco diariamente pela sociedade. O brigadiano, ao sair de casa, sabe que sua missão é o combate ao crime — afirmou. Juarez também relembrou o esforço físico e mental dos policiais, que, além de lidarem com o peso dos equipamentos, enfrentam desafios estruturais, como a defasagem no efetivo ao longo dos anos. Segundo ele, o número de policiais na Brigada reduziu significativamente desde 1977, quando eram 48 mil agentes.

O Capitão Gabriel Damásio mencionou a dedicação dos policiais na manutenção da ordem e o esforço conjunto das autoridades locais para garantir a segurança de curto prazo no município. Damásio relembrou um episódio marcante envolvendo um colega militar ferido em confronto na região de Niterói e encontra-se em recuperação. Ele ressaltou a solidariedade e o apoio recebido, destacando como esses gestos fortalecem o compromisso dos policiais em sua missão diária. Em seguida, o capitão abordou os desafios enfrentados pela Brigada Militar, enfatizando que o trabalho não se limita a uma simples tarefa funcional, mas envolve riscos constantes. Destacou, ainda, o empenho dos 320 policiais que atuam em Canoas, trabalhando dia e noite para proteger os cerca de 340 mil habitantes do município, além de atender as demandas de localidades vizinhas. Finalizou sua fala reconhecendo o sacrifício e o compromisso de seus colegas, reforçando que o trabalho da corporação vai além do policiamento ostensivo, refletindo um profundo compromisso com a sociedade e a proteção da vida.

A sessão destacou o vínculo da Brigada Militar com a comunidade, reforçando o papel indispensável da instituição na preservação da ordem pública. A homenagem foi concluída com um agradecimento coletivo aos policiais e familiares, que diariamente apoiam o trabalho da corporação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore