A homenagem foi proposta pelo vereador Eric Douglas (União), em reconhecimento à trajetória de vida e à atuação em prol das crianças e adolescentes de Canoas

A Câmara Municipal de Canoas entregou, na manhã desta quinta-feira (13), o Título de Cidadão Canoense ao promotor de Justiça João Paulo Fontoura de Medeiros. A homenagem foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Eric Douglas (UB), em reconhecimento à trajetória de vida, ao compromisso com a justiça social e à atuação exemplar em prol das crianças e adolescentes do município. A solenidade ocorreu durante a sessão ordinária e contou com a presença de autoridades civis, militares, representantes do Ministério Público e conselheiros tutelares.
Natural de Porto Alegre, João Paulo Fontoura é promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente lotado na 2.ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Canoas, com atuação no Juizado Regional da Infância e Juventude. Em seu discurso, o presidente Eric Douglas destacou o papel do homenageado durante as enchentes de 2024, quando, além das funções institucionais, atuou de forma voluntária na organização de abrigos e no atendimento às famílias atingidas. “Foi incansável. Ligávamos e ele atendia. Estava sempre presente. Esse reconhecimento é mais do que merecido”, afirmou o vereador.

Com vasta formação acadêmica, João Paulo é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Lisboa, com revalidação do título pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS. É autor de obras jurídicas de relevância nacional e já foi agraciado com diversas honrarias, entre elas: o 1º lugar no Programa Agir do Ministério Público/RS (2013), o título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (2018) e a Comenda do Comando de Policiamento Metropolitano (2018 e 2024).
Durante a cerimônia, diversas autoridades manifestaram-se em homenagem ao novo cidadão canoense. O promotor Bill Jerônimo Scherer, representando a Associação do Ministério Público, ressaltou que João Paulo é um exemplo de servidor público integrado à sua comunidade. Já o procurador de Justiça Roberto Bandeira Pereira afirmou que “a homenagem reflete o julgamento de uma cidade inteira que reconhece, em João Paulo, um verdadeiro agente de transformação social”.
Emocionado, João Paulo agradeceu à Câmara, aos colegas de profissão, familiares e amigos presentes. Em sua fala, relembrou momentos marcantes da atuação no período das enchentes, citando o esforço coletivo de diferentes instituições e voluntários. “Mesmo sem computadores, sem sistemas, o que sobrou foram as pessoas. E com amor, com compromisso e com moral, conseguimos fazer a diferença”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o procurador de Justiça e ex-procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira; o promotor de Justiça Bill Jerônimo Scherer, representando a Associação do Ministério Público; o procurador de Justiça e ex-corregedor-geral do Ministério Público, Rubem Abruzzi; o promotor de Justiça Rafael Russomanno Gonçalves, da Comarca de Porto Alegre; o promotor Fábio Lusa Marcon; o coronel aviador Jorge Lutz Schwerz, assessor de Relações Institucionais do V COMAR, representando o Major-Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; o coronel aviador Thiago Romanelli Rodrigues, comandante da Base Aérea de Canoas; o coronel Felipe Costa Santos Rocha, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano; além dos delegados de Polícia Maurício Barison, titular da Delegacia da Criança e do Adolescente de Canoas, e Adriano Nonnenmacher de Souza, titular da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro.
Também marcaram presença conselheiros tutelares do município: Rosane Pinto, Alexandre Cunha, Simone Kober, Mariana Bonatto, Dilvio de Oliveira, Carlos Eduardo Carvalho, Denier Larroyd, Jaqueline Andrigo, Angélica Ribas, Carmem Nunes, Fernando Thober, Cátia Correia, Madalena e demais integrantes da rede de proteção da infância.
Fotos: David de Oliveira


















