CAMINHOS DA VIDA | Comemorando o renascer a cada despertar

Clique para ouvir esta notícia

Nasceu uma orquídea em meu pequeno jardim, montado na sacada do apartamento. A orquídea, considerada por muitos como parasita, assim como nós dependentes químicos, não é um parasita. Ela cresce na mata, mas usa as árvores, somente como apoio em busca de luz. Sua nutrição ocorre com material em decomposição que cai e se acumula ao emaranhar-se em suas raízes.
Uma flor de rara beleza, que lembra um útero feminino, e que tem definição no grego — órkhis, «testículo» +eĩdos, «forma» ±ea. Interessante isso, fala em fecundação ou em geração de vida.
Minha caminhada de recuperação é um constante recomeçar. Comemoro um renascer a cada dia. E acordar em uma manhã e ver uma orquídea brotar em minha área é como se fosse um despertar espiritual, uma mensagem de Deus.
Fico feliz, mas não é de hoje que minhas plantas começaram a florescer. Meu lar está mais alegre, mais leve, mais acolhedor. É o momento? O que está acontecendo? Estou mais feliz? São muitas as perguntas e não tenho as respostas. Sei, sim, que estou melhorando a cada dia. As pessoas ao meu redor também sentem isso. Então, por que as plantas também não estariam vibrando com isso? E como não falam, expressam sua alegria no florescer. Sempre adorei flores e plantas, adoro mandar flores e ver o sorriso das pessoas.
Essa orquídea que nasceu em minha sacada me deu a certeza que a vida é um constante recomeçar, como se todos os dias fossem a primeira vez. É nesse despertar diário que faço minha luta contra a doença que adquiri com a dependência química e do álcool.
Procuro sempre melhorar meu comportamento e ter o mesmo cuidado comigo que tenho com as minhas plantas. Se bem cuidado, todo o ser vivo vai responder com gratidão e mostrar ao outro com algo de bom. Existem, é claro, os insensatos que não conseguem enxergar os detalhes do bem-querer, mas para esses desejos que um dia encontrem a esperança no germinar de uma simples flor.

Sou feliz com o que Deus tem me concedido — a dádiva de despertar diariamente e ir à luta para ser uma pessoa melhor. Hoje, especialmente, estou agradecido pelo brotar da vida e o exemplo da orquídea.  Que todos tenham a alegria de viver e que a vida brote todos os dias em seus corações. Juntos, nós podemos!

IMPORTANTE

Este é um dos muitos textos sobre recuperação da dependência química e do álcool que escrevi durante os 20 anos de minha caminhada rumo a sonhada sobriedade. Não sei se alcançarei, sobriedade é muito mais que parar com o uso do álcool e das drogas, mas estou no caminho certo. O projeto é um livro, ele vai sair, se possível, lançado na Feira do Livro de Canoas ainda este ano.

Por enquanto, todos os domingos irei colocar um dos textos em nosso site, se ajudar alguém que estiver procurando ajuda, já estarei gratificado.

BOM DOMINGO PARA TODOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore