De 8 a 12 de setembro, o FESTIA – Festival de Teatro Popular em Canoas – movimenta o município apresentando nove espetáculos gratuitos em diversos espaços da cidade. A programação completa está disponível no site: www.festivalfestia.wordpress.com.br; e também no instagram do evento: www.instagram.com/festivalfestia. Toda programação é gratuita e em sua maioria de classificação etária livre.
O FESTIA é uma realização do Grupo TIA, Casa da TIA – Ponto de Cultura, Prefeitura Municipal de Canoas, Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à cultura e com os seguintes apoiadores: Sesc Canoas, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita e Associação Pestalozzi de Canoas.
A primeira atividade do FESTIA é o Cortejo de Abertura que sairá da Associação Pestalozzi (Av. Guilherme Schell, 6206 – Centro), às 10h, com destino ao Centro de Canoas. A atividade será conduzida pelo artista pernambucano Gugha Távora que mostrará objetos e elementos plásticos recicláveis construídos previamente com os alunos da Associação.
Já a cerimônia de abertura oficial ocorre às 14h no teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro). A solenidade é marcada pela entrega do Troféu Gato Preto ao homenageado desta edição, o Coletivo de Teatro Panapaná, de Canoas. O Troféu Gato Preto é uma escultura de criação do artista canoense João Máximo. Logo após, às 15h, será apresentado o espetáculo “Vasalisa, a Sabida”, do Coletivo Catarse | Ponto de Cultura Ventre Livre. A classificação etária é livre.
Na terça-feira, dia 9, a Companhia KHAOS Cênica apresenta o espetáculo “Conta Gota: Histórias D’Água”, às 15h, na ONG Chimarrão da Amizade (Rua Caçapava, 180 – Bairro Mathias Velho). O espetáculo conta com intérprete de libras e possui classificação etária livre.
No terceiro dia, quarta-feira, dia 10, o FESTIA recebe o espetáculo “Preta, Preta, Pretinha em O Baú das Histórias”, de Duda Máximo, às 15h, na EMEF Santos Dumont (Rua Arthur Bernardes, 654 – Bairro Niterói). A apresentação contará com intérprete de libras e é de classificação livre. Encerrando o dia, às 19h, o “Slam Entrevebo” ocorre na EEEM São Francisco de Assis (Rua Campinas, 2020 – Bairro Mathias Velho). A atividade possui classificação etária de 14 anos e conta com intérprete de libras.
Na quinta-feira, dia 11, JOB Soluções Culturais apresenta o espetáculo “A Magia das Bolhas”, às 15h, na EMEF Paulo Freire (Rua Ernesto Che Guevara, 281 – Bairro Guajuviras). A classificação é livre e conta com intérprete de libras. Encerrando o dia, às 19h30, na EEEM André Leão Puente (Rua Victor Kessler, 291 – Centro), o Grupo Trupi di Trapu apresentará o espetáculo “Carolina e Outras Vozes”.
No último dia, o FESTIA recebe o espetáculo “Reprises Circenses”, às 15h, na Associação Pestalozzi (Av. Guilherme Schell, 6206 – Centro). A atividade é fruto das pesquisas do Grupo de Estudos: O Palhaço, a Cena e a Rua. A atividade tem classificação livre e conta com intérprete de libras. Encerrando o festival, às 20h, a artista Carolina Garcia apresenta o espetáculo “Habite-me” no teatro do Sesc Canoas. (Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro)
SERVIÇO:
O Quê: 14º FESTIA – Festival de Teatro Popular em Canoas
Quando: De 8 a 12 de setembro
Onde: Canoas/RS
Classificação etária: maioria livre (consultar classificação indicativa de cada espetáculo)
Quanto: entrada franca