Com investimento de R$ 95,6 mil, a Corsan deu início à instalação de rede de água no entorno da construção do túnel da Rua Domingos Martins, em Canoas. Além da implantação de cerca de 300 metros de encanamento, serão feitos o desvio das tubulações já existentes e o isolamento de trechos do sistema de abastecimento.
A obra está alinhada ao cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e é essencial para viabilizar a construção do túnel. A conclusão está prevista para o primeiro semestre deste ano.
O trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, já concluída, foram bloqueados trechos da rede de água na Rua Sezefredo Azambuja Vieira, que estavam impedindo as escavações. A segunda etapa, também já finalizada, foi a implantação de aproximadamente 100 metros de rede de água na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Domingos Martins. Essa nova tubulação permite o desvio do fluxo de água para fora do traçado do túnel.
A terceira fase prevê a instalação de mais de 220 metros de rede na Rua Domingos Martins. O início desse serviço dependerá da evolução das obras conduzidas pelo Dnit.
Reforço no abastecimento
“Com o redesenho do traçado e a execução das novas redes, a Corsan busca não apenas garantir o pleno andamento da obra do túnel, mas também reforçar a infraestrutura de abastecimento da região, proporcionando maior confiabilidade e segurança operacional ao sistema”, afirma Cristiano Peres Palmeira Nunes, coordenador de operações da Companhia.
Segundo Peres, a Corsan acompanha diariamente as atividades no local e mantém alinhamento técnico e estratégico com as equipes do Dnit. “O túnel da Rua Domingos Martins é uma demanda antiga da população, e nosso trabalho contribui para que a obra avance dentro do cronograma previsto, sempre com foco na continuidade dos serviços essenciais e no desenvolvimento urbano de Canoas”, destaca.















