Buscando garantir uma cidade que atenda melhor as crianças, Canoas desenvolveu o Plano Municipal pela Primeira Infância. A iniciativa representa um marco na caminhada pelos direitos dessa população e garante prazos e metas para os próximos anos. A lei foi assinada pelo prefeito Jairo Jorge nesta quarta-feira (22).
O prefeito elogiou o trabalho realizado pelo Comitê da Primeira Infância na cidade. “É fundamental que possamos oferecer uma cidade que cuide e olhe com mais atenção para as crianças. Sou um grande entusiasta da ideia de termos uma Canoas Brincante, com escolas, praças, ruas e parques que tenham uma estrutura adequada para as crianças. O Plano vem justamente para nos ajudar a organizar, disciplinar e pensar esse projeto como política de Estado, um legado que fica para a cidade”, destacou.
A secretária de Educação, Beth Colombo, reforçou a importância das ações intersetoriais realizadas em prol das crianças. “Este é um momento muito importante, porque nos propomos a ser uma cidade que cuida das nossas crianças e hoje estamos vendo a concretização disto. Com certeza, a Urban é uma iniciativa intersetorial, então contamos com o apoio de toda a cidade. E quando falamos em Plano Municipal, mostramos o compromisso que temos em atender aquilo que as nossas crianças não só precisam, mas merecem”, reforçou.
“Estabelecermos um plano é fundamental para conseguirmos avançar em nível de serviços, equipamentos e espaços públicos de lazer, diversão e educação. Infelizmente, as cidades não são projetadas para as crianças, então temos o dever de corrigir isso, proporcionando uma estrutura adequada, com diferentes olhares sobre a primeira infância”, salientou a secretária adjunta do Escritório de Projetos, Jerusa Mattos.
Além de todos os processos e programas existentes que priorizam a primeira infância, Canoas conta, desde julho de 2021, com a parceria da Fundação Bernard van Leer. Essa ação, por meio da Urban 95, solidifica ações em prol da primeira infância, com a participação intersetorial da sociedade civil e do poder público.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung