CANOAS | É preciso ter saúde para tudo e, principalmente, para todos

Clique para ouvir esta notícia

O prefeito interino, Cris Moraes, deu a entender em entrevista que é preciso ter saúde para o cargo de mandatário da cidade. Pode ter sido uma analogia a saúde do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques ou apenas mostrar o quão é trabalhoso comandar o Paço Municipal.

Realmente, é preciso ter saúde e, principalmente, muita paciência. Em uma cidade que falta de um tudo, ficar doente não é uma boa escolha, como se fosse boa escolha ficar doente, né?

Um trabalhador precisa ter saúde, um comerciante precisa ter saúde, aquela senhora que cuida do lar precisa ter saúde, os alunos precisam ter saúde, entre tantos que precisam de atenção e saúde.

Saúde não é privilégio de um cargo, saúde é um direito da população. E isto, infelizmente, tem sido nos tirado faz tempo, já perdemos a memória de quantos anos Canoas deixou sua população doente e sem o mínimo de um atendimento digno com seus concidadãos.

Nossos nosocômios são insaciáveis, entra dinheiro, existem as tais emendas impositivas, dezembro tem sido generoso, mas uma má administração gera colapso na saúde.

É muito choro e pouco remédio né?

Realmente, prefeito, é preciso ter saúde para tudo e, principalmente, para todos.

Isso está, é, faltando.

Nossa população perdeu o direito de adoecer. Triste constatação, os políticos têm saúde de sobra, eles são bem remunerados e podem se socorrer de planos de saúde e bons hospitais particulares. Assim fica fácil ter saúde para um cargo e com qualquer alteração nas emoções procura um bom cardiologista.

Mas e o Zé-Povinho, aonde ele irá se socorrer?

Este está abandonado, até por quem deveria fiscalizar a saúde, existem vereadores que são uns verdadeiros mestres em furar filas nas parcas vagas que aparecem nossos hospitais.

O tal jeitinho para “os parças”.

Estou apenas mostrando alguns dos vírus que fazem nossa saúde ser uma das piores do Estado, portanto, é preciso ter saúde mesmo, para aguentar tanto descaso do poder público. E falo de todos, do executivo e do legislativo.

Agora, por exemplo, ninguém está se preocupando com a saúde do vice Nedy de Vargas Marques, a grande maioria quer que ele volte ao poder, sem a mínima preocupação com o ser humano. O importante é a saúde de seus bolsos e com os gordos cargos que irão ganhar com o retorno do mandatário adoecido. A vida e a saúde perderam valor, as pessoas só estão preocupadas com o vil metal.

A que ponto chegamos né?

Realmente é preciso ter saúde, pena que é para muito poucos privilegiados.

Existe uma solução? Não sei!

Em uma cidade, que só se pensa no próprio bolso, a esperança também está em estágio terminal. Os caras estão tão gananciosos pelo poder que não tem medo que a galinha dos ovos de ouro morra no Paço Municipal, eles só pensam no “precioso ovo”.

Que me perdoem os bons políticos que ainda restam, mas a grande maioria perdeu o respeito pela vida. A ganância, a gula e o descaso venceram, estamos completamente sem saúde para aguentar o que se apresenta hoje e em um futuro repleto de incertezas.

A briga é de cachorros grandes, “nãos somos apenas os guaipecas”, aqueles, que por serem fracos ficam apenas com o que sobra da fartura dos que se regozijam com o erário de nossos impostos.

O IPTU está aí, não podemos esquecer de pagar né?

Se não, além da saúde, ficamos sem ter onde morar também. Pois, nossas obrigações são maiores que os deveres de quem deveria gerir melhores condições de vida para a população.

 O QUE NOS ESPERA?

Na mesma entrevista coletiva, foi esclarecido pelo Secretário da Fazenda, que Canoas está com um déficit de R$ 300 milhões, os recursos são parcos. A culpa das dificuldades, como sempre, é dos outros como: judiciário, Estado e União. Tem também a grande vilã, a Pandemia, sempre usada para tudo com desculpa, só esqueceram de mencionar que entrou muito dinheiro para os municípios oriundos do Governo Federal, eu lembro bem, anunciavam os aumentos dos leitos como legado da crise pandêmica.

Onde estão esses leitos? Visto que os canoenses, hoje, não têm onde cair mortos.

Existem, também, a licitação no Hospital Universitário, então, vai ficar para 2024, não tiveram tempo de ver isso né?

Ou seja, seguimos sem rumo para a saúde de nosso maior hospital. Quando falo sem rumo, falo que tudo irá continuar como está.

NEDY E A VOLTA

O vice-prefeito, Nedy, deverá ter alta entre hoje e amanhã. É uma estimativa, mas não uma certeza.  As pessoas que estão, realmente, preocupadas com a saúde do causídico, entendem que ele deva ficar mais um tempo recuperação em casa. Portanto, não se sabe quando Nedy irá ao Paço Municipal e assumir o governo, que por direito a sucessão é sua.

 

 

Uma Resposta

  1. Canoas e a saúde pública :
    De fato , precisamos avançar em muito na Saúde . Mas como morador de Canoas a 55 anos , vivi a experiência de Canoas só ter o querido Gracinha , e inclusive c o próprio Gracinha fechado por mais de um ano. C a gestão do Prefeito ganhamos o Pronto Socorro , que a todos nos orgulha. C oito anos ganhamos Upas , Guajuviras , Mathias , Rio Branco e Niteroi( está infelizmente atualmente fechada) . E é preciso lembrar , que em uma parceria inédita com o governo Tarso e Dilma , o atual Hospital Universitário seria leiloado pela receita federal . E o não foi ganhou , 500 leitos e serve orgulhosamente aos canoenses e a centenas de irmãos gauchos(as). Mesmo com os problemas atuais .
    E é preciso dizer mais , independentemente das crises políticas atuais , e não quero entrar no mérito. É preciso dizer que Canoas , e a cidade gaúcha que unicamente investe 30 % do seu orçamento em saúde pública . Digo isto , para dizer que apesar dos atuais problemas . Temos sim estruturalmente uma nas maiores redes de atendimento da região metropolitana , quiçá do RS, fora a capital. É preciso dizer isto , para a partir disso buscar junto ao governo federal , e ao Estado do RS ( que nós tirou na mão grande milhões da nossa saúde pública hospitalar.Novas fontes de financiamento . Infelizmente os Prefeitos das cidades gostam de comprar reluzentes novas ambulâncias para agradar seus eleitores , mas não investem em novas estruturas de atendimento. Transferem responsabilidades . Não tiveram a coragem que os canoenses, que não se acovardaram e foram em busca de novas estruturas .
    Devamos nos unir todos e todas pelo SUS , pelos cuidados preventivos em saúde , e buscar juntos novas formas de financiamento federal e estadual . E principalmente ter orgulho e respeito pelo já construímos ao longo da nossa história.
    Forte abraço ao articulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore