Canoas em 1º lugar no ranking que mede o desempenho dos serviços de atenção básica da saúde

Clique para ouvir esta notícia

Canoas está em primeiro lugar entre os municípios acima de 300 mil habitantes no ranking estadual do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, com 8,3 de pontuação. O índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O ranking qualifica sete indicadores que compõem a nota e, na avaliação do segundo quadrimestre, Canoas alcançou indicadores positivos nas coberturas de pré-natal, vacinas, acompanhamento a hipertensos e diabéticos. O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.

Mais recursos para Canoas 

Com os resultados dos indicadores de Canoas, o município passará a receber 94% do financiamento que o Ministério da Saúde disponibiliza às políticas de Atenção Básica. Até dezembro de 2022, Canoas recebia apenas 62% do total dos recursos. Porto Alegre pontuou 8.23, Caxias do Sul, 7.51 e Pelotas 4.91.

Para o secretário de Saúde de Canoas, Felipe Martini, receber esse indicador altíssimo dá certeza de que o caminho que está sendo traçado para a saúde de Canoas está correto. “Fortalecendo a atenção primária, através dos profissionais que atuam nas unidades de saúde e também no núcleo e diretoria de atenção básica, demonstramos nosso empenho em oferecer serviços de qualidade. Além disso, todos estes esforços para qualificação dos trabalhos nos proporciona receber mais recursos do Ministério da Saúde, valores estes que são investidos na população canoense para podermos avançar ainda mais”, ressalta o secretário.

O reconhecimento pela dedicação das equipes   

Usuária dos serviços da atenção básica de Canoas, na Unidade de Saúde Niterói, a dentista Josiane Alves, 30 anos, conta que precisou do apoio das equipes da unidade, especialmente das agentes de saúde, quando iniciou a amamentação do pequeno Joaquim de nove meses. “Tive dificuldades no começo, tive mastite, fissura, hiperlactação e se não fosse a ajuda da agente de saúde eu teria desistido e procuraria outras alternativas para a alimentação para Joaquim. Depois das orientações, do apoio e acolhimento, tudo passou a ser mais tranquilo, tornando o momento de conexão e carinho muito bacana”, destaca Josiane Alves.

 

O que medem os indicadores

Indicador 1- Pré-natal: Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas,

Indicador 2-  Exames de Sífilis e HIV: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV,

Indicador 3 – Saúde bucal da gestante: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado,

Indicador 4 – Exames para prevenção do câncer do colo do útero: Proporção de mulheres com coleta de citopatológico,

Indicador 5 – Vacinação: Proporção de crianças de um ano vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada,

Indicador 6 – Acompanhamento de Hipertensos: Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre,

Indicador 7 – Acompanhamento de Diabéticos: Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

 

A evolução de Canoas em cada indicador 

Indicador 1- Pré-natal 

Meta: 45%

Dezembro  2022 – 21%

Abril 2023 – 28%

Agosto  2023 – 44%

Indicador 2-  Exames de Sífilis e HIV  

Meta do Ministério da Saúde: 60%

Dezembro  2022:  – 40%

Início abril 2023: –  48%

Agosto  2023:  –  70%

Indicador 3 – Saúde bucal da gestante

Meta: 60%

Dezembro  2022: 32%

Abril 2023: 49%

Agosto 2023: 64%

Indicador 4 – Exames para prevenção do câncer do colo do útero

Meta: 40%

Dezembro  2022:  22%

Início Abril 2023:  25%

Agosto  2023: 27%

Indicador 5 – Vacinação

Meta: 95%

Dezembro  2022: 45%

Abril 2023: 72%

Agosto 2023:  82%

Indicador 6 – Acompanhamento de Hipertensos

Meta: 50%

Dezembro  2022:  25%

Abril 2023:  24%

Agosto 2023:  32%

Indicador 7 – Acompanhamento de Diabéticos

Meta: 50%

Dezembro  2022: 24%

Abril 2023: 27%

Agosto 2023: 32%

 

Texto: Andréa Sommer
Edição: Carina Jung

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore