Após mais um ano de palestras e atividades voltadas à educação financeira e empreendedora nas escolas, Canoas finalizou, nesta quarta-feira (6), a 2ª edição do projeto Imersão Empreendedora. A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Associação Junior Achievement, buscou preparar os jovens para o mercado de trabalho. Neste ano, o projeto contemplou 31 escolas municipais e mais de dez mil alunos.
Uma das participantes foi Kemilly Borba, de 14 anos, aluna do 9º ano da EMEF General Osório. “Eu gostei de participar, eles ensinam várias coisas importantes sobre gestão do dinheiro e empreendedorismo. São conteúdos muito bons de aprendermos, para saber dar valor às nossas coisas e entender como funciona o mercado de trabalho”, comentou.
De acordo com a analista de projetos da Junior Achievement, Débora Corrêa, a iniciativa busca trabalhar conceitos básicos de empreendedorismo e administração de carreiras. “A ideia é ajudar os estudantes a entenderem seus interesses e habilidades pessoais, explorarem suas possibilidades de carreira e descobrirem o valor da educação. Também são abordados temas como orçamento, finanças e as vantagens e desvantagens do uso de crédito”, explicou.
A chefe da Unidade de Programas e Projetos Especiais da SME, Luana Vieira, que coordena a iniciativa, reforça que a atividade é uma oportunidade dos alunos descobrirem um novo universo de possibilidades de trabalho. “Chega para fortalecer nossos estudantes, propondo uma reflexão sobre seus talentos e os caminhos possíveis para o estudo e o trabalho. Ano que vem vamos seguir com o projeto, buscando expandir ainda mais a atuação”.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung