Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Canoas, através da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, lançou a Cartilha do Povo de Terreiro. O documento traz uma apresentação da Coordenadoria, o contexto histórico das religiões de matriz africana. A cartilha também apresenta informações sobre sincretismo religioso, orixás e entidades mais conhecidas e os santos correspondentes no catolicismo.
“Acredito que muitas pessoas já ouviram falar sobre as religiões de matriz africana. No entanto, é importante entender como essas religiões são marcadas por um contexto histórico de distorções e intolerâncias religiosas. É imprescindível definirmos ainda o papel do racismo nessas perseguições e qual a relevância da discussão do tema”, explica o secretário especial da Coordenadoria, Pai Santiago.
A Cartilha do Povo de Terreiro é a primeira de uma série que visa desmistificar e apresentar as religiões de matriz africana. A próxima trará informações sobre os direitos dos povos e comunidades tradicionais.
Clique aqui para ler e visualizar a Cartilha do Povo de Terreiro.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC