Canoas lança mutirão de mamografias e já reduz em 65% a fila de espera pelo exame

Clique para ouvir esta notícia

Quando começou a sentir dores em um dos seios e no braço, no ano passado, Marilene de Araújo Mendes, 77 anos, logo resolveu investigar. Procurou atendimento na unidade de saúde Santa Isabel, no Centro, e o passo seguinte foi a solicitação de uma mamografia, exame fundamental para o diagnóstico do câncer de mama. E então veio a angústia. A urgência que Marilene sentia para saber o que tem não encontrou amparo imediato e ela foi colocada em uma fila de espera ainda no ano passado para fazer o exame. “Eu já estava esperando há quatro meses” contou, na manhã desta quarta-feira (22), no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

Na semana passada, a espera finalmente terminou: ela foi chamada por mensagem de WhatsApp, passou pelo exame e já está com o resultado para levar para o seu médico avaliar. Marilene é uma das mulheres beneficiadas pelo mutirão de mamografias que vem sendo promovido pelo município desde o dia 2 de janeiro. O compromisso da administração municipal é zerar a fila de espera para o exame nos primeiros 100 dias de governo. E os resultados dos primeiros dias de esforços são promissores.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, no dia 2 de janeiro havia 2.295 pacientes aguardando mamografias em Canoas. De lá até o dia 21 de janeiro já foram realizados 1.477 exames, resultando em uma redução de quase 65% da fila neste período. Estes resultados foram atingidos principalmente com a implementação de medidas para agilizar as formas de contato da Prefeitura com as pacientes e a ampliação de horários dos exames, permitindo a muitas mulheres fazer suas mamografias fora de seu horário típico de trabalho.

“Temos o compromisso com a população de Canoas: vamos zerar a fila das mamografias. Estamos avançando bastante para atingir esse objetivo. É uma questão muito importante para a saúde da mulher”, declarou o prefeito Airton Souza na manhã desta quarta-feira no HNSG, durante o ato que marcou a entrega dos primeiros resultados de exames do mutirão. “Recebo esses primeiros resultados com satisfação. Vamos nos empenhar muito para cuidar da saúde das pessoas.”

O vice-prefeito de Canoas, Rodrigo Busato, destacou que a redução das filas de espera para exames é uma demanda da população de Canoas e o compromisso da administração municipal é atendê-la. Busato também disse estar satisfeito com a entrega dos primeiros resultados do mutirão. “Isso nos deixa ainda mais motivados para seguir esse trabalho”, afirmou o vice-prefeito.

Alívio para a angústia da espera
Para Marilene de Araújo Mendes, receber o resultado da sua mamografia e poder dar prosseguimento rápido ao tratamento de suas dores foi um alívio. “Eu estava com medo, por causa da minha idade e pelo histórico da minha família. Em 2024 eu pedi e não fui atendida”, relatou ela na manhã desta quarta-feira, com o resultado em mãos. “Foi muito bom poder fazer o exame. Eu não estava conseguindo e agora foi muito rápido.”

A vendedora Michele Dutra, 42 anos, foi mais uma beneficiada pelo mutirão. Entre a ida à unidade de saúde Mathias Velho e ter o resultado da sua mamografia em mãos foram só duas semanas. “Solicitei o exame por rotina e por ter histórico familiar de câncer. A gente sempre fica preocupada com a questão da saúde”, disse ela. “O atendimento foi bem rápido e fui muito bem assistida.”

Exame humanizado
No HNSG, as mamografias são realizadas na Sala Rosa, um espaço planejado e decorado para oferecer conforto e tranquilidade às pacientes. Segundo a supervisora de Técnicas Aplicadas à Radiologia do HNSG, Janaína Carvalho, é uma forma de humanizar a realização do exames, que ainda assustam um pouco algumas pacientes. “Muitas não querem fazer, com medo de sentir dor, mas a gente sente só um desconforto. É muito importante fazer a mamografia.” Nesta quarta-feira, a dona de casa Janaína Carvalho faria o seu exame. “Faço revisão regularmente, de ano em ano”, explicou Janaína. “O procedimento todo para o encaminhamento foi bem fácil. Acho muito importante a mulher fazer esses exames regularmente.”

Segurança para a saúde de Canoas
O secretário municipal da Saúde de Canoas, Eduardo Bermudez, destaca que o mutirão de mamografias abrange mais do que apenas os exames em si. É também um esforço para agilizar consultas antes e depois do exame e os procedimentos que forem necessários à paciente de acordo com o resultado da sua mamografia. “Esse mutirão é um primeiro passo para a redução das filas em Canoas. Deveremos ter um fechamento em cerca de duas semanas”, diz Bermudez, sobre a expectativa de zerar a fila nos próximos dias e manter as mamografias acontecendo sem espera para as pacientes a partir daí. “Nós vamos acelerar, vamos dar segurança à saúde.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore