Primeiro encontro foi sediado pela CICS Canoas
Na última quarta-feira (24), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CICS) de Canoas sediou o primeiro encontro do programa Juntos pelo Comércio. A iniciativa é do Sebrae-RS, em parceria com a CICS, CDL, Sindilojas e a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). O objetivo do programa é mapear o comércio local e planejar ações concretas que fortaleçam os negócios da cidade.
“A ideia é preparar as entidades, o poder público e também os pequenos e médios negócios para o futuro do comércio, que está mudando muito rápido, como no modo de atendimento e dos formatos das lojas, por exemplo. Vamos unir esforços. É um trabalho colaborativo para fomentar o conhecimento que as entidades têm, auxiliar o comércio a acompanhar a evolução do setor e atrair mais consumidores para Canoas”, destacou Rubem Schollmeier, gestor de projetos do Sebrae.
O encontro contou com a aplicação da metodologia da Consultoria Aquila, que estimula a atuação em rede das entidades ligadas ao comércio local, além da apresentação de dados do Boletim Setorial de Canoas, feita pelo consultor Raphael Barone, sócio do Aquila e especialista em estratégias de desenvolvimento territorial e empresarial.
As próximas etapas do programa contemplarão novas reuniões de alinhamento, diagnósticos aprofundados e a elaboração de um plano de ações conjuntas voltado ao desenvolvimento do comércio canoense. Para a secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, a articulação entre os diferentes atores é fundamental: “Os setores produtivos precisam ser pensados em conjunto com as entidades e atores importantes. É essa construção coletiva que vai fazer a diferença nas políticas públicas e nas estratégias para impulsionar o comércio local.”