Vão começar as obras de recuperação do dique do bairro Mathias Velho, a Eurovia Construtora LTDA, segunda colocada no pregão do realizado pelo Banrisul, ficará responsável por recuperar o local rompido pelas águas das enchentes de maio. A empresa terá o prazo de 14 meses para concluir o serviço orçado em R$ 68,5 milhões e que terá início nesta segunda-feira (16).
Para que lembra, como teríamos que esquecer, o conserto será na área de 50 metros do Mathias, rompidos pela inundação no lado oeste da cidade. O contrato prevê, além do reparo, a elevação da cota de proteção. O dique, hoje, tem cinco metros e 50 centímetros de altura e terá sete metros, a estrutura tem aproximadamente sete quilômetros de extensão.
IMPORTANTE
A primeira colocada, uma empresa paulista, foi desclassificada na etapa de habilitação, no pregão do Banrisul participaram sete empresas. Segundo o titular da pasta das Obras em Canoas, Guido Bamberg, “a empresa de São Paulo tinha a melhor proposta financeira, mas não comprovou capacidade técnica. Com uma documentação insuficiente”.
Para Guido, o começo das obras premia a limpeza do local e a apresentação do projeto executivo.
Em um primeiro momento, na segunda (16), começarão as intervenções de material orgânico. Um projeto básico sobre as obras já existe e a empresa elaborará outro com mais detalhes.
Guido reitera, “será primeiro feita a reparação de ruptura e após a elevação da cota”.
Vale lembrar que o dique, parte rompida, já havia recebido uma obra emergencial em junho para o fechamento de fissuras, onde o serviço paliativo utilizou material de baixa durabilidade, e o executivo alegou às falhas devido à urgência em proteger a cidade e cobrir as rupturas que não ficaram como o esperado.
5 Respostas
Pelo menos uma notícia boa, sobre o dique da Mathias.
Assim espero pois estou muito preocupado ao ponto de não dormir direito.
Espero que seja feita também a elevação dos motores e centrais por causa da parte elétrica !
Eu quero saber é oque vão fazer com nós que moramos aqui na vila dique, vão tirar todo mundo sendo que a água nem subiu no dique, vão levar a gente para onde?
Espero realmente que isto aconteça pois não temos mais segurança, pois não podemos confiar na palavra do ” Prefeito” todas as perdas que tivemos, bens materiais, mas principalmente nas ” Vidas Humanas” bichos de estimação. A nossa população não merece mais sofrer. Por favor ” Pelo Amor de Deus”.